Cotidiano

Cetesb emitirá termo para EIA/RIMA do aeroporto em Guarujá

O presidente do órgão, Otávio Okano, afirma que projeto entregue pela Prefeitura de Guarujá está correto. A licença para a extensão da via também foi discutida durante a reunião

Publicado em 22/10/2015 às 10:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A necessidade das licenças do estudo e relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá e da extensão da Avenida Dom Pedro foram a pauta da reunião, ocorrida na última segunda-feira (19), entre a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Otávio Okano. Os secretários municipais Adilson de Jesus (Desenvolvimento Econômico e Portuário), Adilson Cabral (do Meio Ambiente), Fábio Serrano (adjunto de Planejamento) além do diretor de Assuntos Aeroportuários, participaram da reunião.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Antonieta e sua equipe ouviram dos técnicos da Cetesb que o projeto entregue pela Prefeitura está correto, sem nenhuma observação e ressalvas e que o órgão deve emitir até o final desta semana o termo de referência definitivo para o EIA/RIMA. Com isso, a Administração poderá efetuar a conclusão das campanhas de campo e agendar as audiências públicas que devem ter início no próximo ano, concomitante ao processo de concessão do Aeroporto, ou seja, a licitação.

“Nós estamos preparando o aeroporto que vai conseguir movimentar em um  ano, cerca de 1 milhão de passageiros, com todo o apoio da Força Aérea, que sugeriu a ampliação da área, e temos condições de fazer a compensação ambiental na mesma localidade.  A expectativa é grande porque a atividade será muito importante para os  negócios e ampliação do turismo no Município”, explicou a prefeita ao presidente da Cetesb.

A prefeita Antonieta, o presidente da Cetesb Otávio Okano e técnicos discutiram sobre as licenças ambientais para as obras do aeroporto, na 2ª feira (Foto: Divulgação/PMG)

Continua depois da publicidade

Sobre o projeto de ampliação da Avenida Dom Pedro, a Prefeitura vem procurando uma solução do ponto de vista ambiental para viabilizar o licenciamento junto ao órgão, já que o termo de referência do edital, estudos e relatórios estão com a Cetesb.

Uma nova reunião sobre este assunto foi marcada para a próxima semana entre as equipes técnicas da Prefeitura e da Cetesb. “Estamos entrando num entendimento para verificar a melhor alternativa do empreendimento. Considero a audiência positiva, já que estamos próximos de finalizar um posicionamento único e dar seguimentos às próximas etapas”, disse a prefeita Antonieta.

Ao final da reunião, o presidente da Cetesb destacou a importância do diálogo entre o órgão e a Administração Pública. “Pode contar conosco, que faremos o máximo pelo Município de Guarujá”.

Continua depois da publicidade

Também estiveram presentes à reunião, Regina C. Vincent, do Setor de Avaliação de Empreendimentos de Transporte Não Rodoviário (IETT); o engenheiro e gerente da Cetesb, Rodrigo Passos Cunha, a diretora de Assuntos de Impacto Ambiental da Cetesb, Ana Cristina Pasini da Costa e o diretor da Geo Brasilis, José Roberto dos Santos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software