Terminal Rodoviário de Santos deverá passar por mudanças estruturais e contará com uma entrada única para os passageiros / Nair Bueno/DL
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A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quer que o Terminal Rodoviário de Santos passe a ter uma portaria única em um projeto que tem como base os aeroportos mais modernos no Brasil. A medida é uma resposta às críticas da população e de comerciantes que atuam no local sobre o problema com pedintes e flanelinhas que intimidam passageiros na região.
A medida foi anunciada na tarde da última quarta-feira (2) durante uma audiência pública convocada pelo vereador Fabrício Cardoso (PSB) em resposta aos apelos de comerciantes que atuam dentro da rodoviária.
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A audiência contou com a presença de membros da Polícia Militar do município, integrantes da CET, vereadores, servidores municipais, proprietários de guichês da rodoviária e donos de estabelecimentos comercias de dentro da própria Rodoviária.
Durante o encontro, os vereadores realizaram questionamentos sobre a possibilidade de soluções para o problema de pessoas que adentram a rodoviária para pedir dinheiro e acabam até intimidando passageiros e outras pessoas que passam pelo local diariamente. A situação foi denunciada pelo Diário do Litoral no começo do mês e diversas abordagens foram flagradas pela Reportagem em um curto período de tempo.
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"É um absurdo e queremos entender o que será da rodoviária de Santos. Sabemos que há uma informação do prefeito que falou recentemente de um projeto que a Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos) está desenvolvendo e que tem como objetivo revitalizar a rodoviária", afirma Cardoso.
A resposta veio na sequência com a fala do atual diretor-presidente da CET, Rogério Vilani. De acordo com ele, a instituição, que hoje é responsável por administrar o Terminal Rodoviário e é obrigada a responder por tudo que acontece dentro e nos arredores do equipamento, não acredita que o acréscimo de funcionários que atuem na segurança irá surtir algum efeito.
"Se a gente dobrar o que temos lá hoje, acredito que continuaremos com os mesmos problemas, então na nossa opinião, e temos trabalhado há meses nesse sentido, é que precisamos de um projeto arquitetônico adequado para essa condição que temos hoje. A rodoviária é um prédio que vai completar 50 anos e o projeto é original", explica.
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Atualmente, o local possui um nível de proteção patrimonial que impede que algumas mudanças drásticas sejam realizadas em sua arquitetura. Apesar disso, a rodoviária pode passar por alterações em seu interior.
"A gente precisa controlar melhor essa questão tanto de limpeza (dos banheiros) quanto à de acesso indesejado. Se você pegar o prédio da rodoviária, você verá que são muitos pontos de entrada", disse.
Em seguida, Vilani fez a primeira apresentação mais detalhada do plano criado pela Prodesan e a CET que deverá ser executado com os investimentos anunciados pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante a audiência na última semana de outubro do projeto 'Novo Centro Velho' que deverá realizar uma revitalização no Centro de Santos.
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Além de obras da nova etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de reformas no Teatro Guarany e revisão das regras para prédios antigos e tombados, o município afirmou que o Terminal Rodoviário de Santos deverá ser remodelado.
"A dificuldade do controle de acesso tem diversas consequências. A rodoviária não tem cerca, ela é totalmente aberta, então há essa questão do entorno. Por isso que eu digo que se hoje temos quatro guardas no local e colocarmos oito não vai mudar absolutamente nada e temos outro limite que dificulta nossa gestão que é uma lei estadual que tornou o banheiro da rodoviária em um equipamento gratuito e isso atrai as pessoas em condição de rua".
Com isso, a nova rodoviária já remodelada deverá contar com uma entrada única para os passageiros e um padrão similar aqueles adotados em aeroportos.
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"Precisamos corrigir o problema na raiz mudando um pouco a arquitetura da rodoviária enquanto respeitamos seu caráter histórico. Dentro da rodoviária a gente pode mudar o que a gente achar necessário para controlar o acesso. Hoje a rodoviária é uma extensão do passeio público. O prefeito está sensibilizado com essa questão e aprovou um recurso para a gente fazer uma reforma efetiva e poder com esse recurso atualizar a arquitetura e através disso termos um padrão desejado."
"O projeto está sendo desenhado pela Prodesan, mas dando uma rápida ideia, uma das questões que colocamos é melhorar o cercamento da rodoviária para canalizarmos o movimento dos passageiros para possuirmos uma única portaria, uma portaria central. O exercício que fizemos para construir essa solução é muito parecido como olhar o exemplo de um aeroporto e tentar trazer um pouco dos bons exemplos que vemos do projeto de um aeroporto para este equipamento", explica Vilani.
Segundo dados da CET, a rodoviária recebe o embarque de 4.700 passageiros por dia. O projeto completo da revitalização deverá ser apresentado em caráter oficial pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa antes do fim de outubro e, segundo Vilani, a previsão é de que as obras comecem em janeiro de 2020. (LG Rodrigues)
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