Cotidiano
Entre os principais abusos observados estão ciclistas que trafegam de forma em alta velocidade, transporte de crianças sem a devida cautela e desrespeito ao semáforo
Continua depois da publicidade
Conscientizar ciclistas e pedestres sobre a forma correto de transitar na malha cicloviária da cidade para evitar abusos e acidentes. Este é o objetivo principal da campanha Utilização Correta e Segura das Ciclovias lançada esta semana pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por meio do NETR (Núcleo de Educação para o Trânsito).
De segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30, uma equipe da CET, uniformizada e utilizando bicicletas adaptadas (dotadas de placas educativas), percorre as ciclovias em vários locais como a orla, avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, canais e próximos a escolas e universidades. Eles observam o comportamento dos usuários, em especial quanto aos abusos.
“Ao notarmos alguma irregularidade que coloque em risco a integridade física de alguém, tanto nas ciclovias como nos passeios, abordamos a pessoa, de forma educada, e explicamos o procedimento correto”, ressalta a especialista em Educação para o Trânsito Lucimari Fedzuierek Chalis. “No geral, as pessoas são receptivas. Entendem que as abordagens são para um melhor convívio e a segurança de todos”, completa Ricardo Cavallini, responsável pela NETR, que participa das ações.
Continua depois da publicidade
Entre os principais abusos observados estão ciclistas que trafegam de forma em alta velocidade, transporte de crianças sem a devida cautela, invasão de passeios (colocando em risco os pedestres), desrespeito ao semáforo, transitar na rua pela contramão, entre outras.
“Mas, há também o outro lado, como pedestres que caminham pelas ciclovias e atletas que correm por elas, podendo causar conflitos”, reforça Lucimari, ressaltando que a campanha é permanente, mas será intensificada durante a temporada de Verão.
Continua depois da publicidade