Cotidiano

CET promove campanha para uso seguro das ciclovias de Santos

Entre os principais abusos observados estão ciclistas que trafegam de forma em alta velocidade, transporte de crianças sem a devida cautela e desrespeito ao semáforo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/11/2014 às 15:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

 Conscientizar ciclistas e pedestres sobre a forma correto de transitar na malha cicloviária da cidade para evitar abusos e acidentes. Este é o objetivo principal da campanha Utilização Correta e Segura das Ciclovias lançada esta semana pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por meio do NETR (Núcleo de Educação para o Trânsito).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30, uma equipe da CET, uniformizada e utilizando bicicletas adaptadas (dotadas de placas educativas), percorre as ciclovias em vários locais como a orla, avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, canais e próximos a escolas e universidades. Eles observam o comportamento dos usuários, em especial quanto aos abusos.

“Ao notarmos alguma irregularidade que coloque em risco a integridade física de alguém, tanto nas ciclovias como nos passeios, abordamos a pessoa, de forma educada, e explicamos o procedimento correto”, ressalta a especialista em Educação para o Trânsito Lucimari Fedzuierek Chalis. “No geral, as pessoas são receptivas. Entendem que as abordagens são para um melhor convívio e a segurança de todos”, completa Ricardo Cavallini, responsável pela NETR, que participa das ações.

 Conscientizar ciclistas e pedestres sobre a forma correto de transitar na malha cicloviária é o objetivo da campanha (Foto: Matheus Tagé/DL)

Continua depois da publicidade

Entre os principais abusos observados estão ciclistas que trafegam de forma em alta velocidade, transporte de crianças sem a devida cautela, invasão de passeios (colocando em risco os pedestres), desrespeito ao semáforo, transitar na rua pela contramão, entre outras.

“Mas, há também o outro lado, como pedestres que caminham pelas ciclovias e atletas que correm por elas, podendo causar conflitos”, reforça Lucimari, ressaltando que a campanha é permanente, mas será intensificada durante a temporada de Verão.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software