Trânsito no Centro de Santos na manhã desta terça-feira (4) ficou parado por conta de alagamentos / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Todo mundo foi avisado: a chuva ia chegar com força nesta terça-feira (4). A reportagem do Diário do Litoral está reportando os alertas da Defesa Civil e dos institutos meteorológicos desde o último fim de semana. Quem saiu para trabalhar nesta manhã, sabia o que enfrentaria: chuva acima da média. Mas parece que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos não tem conseguido realizar um planejamento eficiente para evitar o caos no trânsito.
Motoristas reclamaram à reportagem do Diário do Litoral sobre a ausência de agentes da companhia durante os congestionamentos gerados pelas obras do VLT na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, e pelos alagamentos causados pela chuva. E a pergunta que não quer calar: a CET tem um plano preventivo para casos de alagamentos?
Continua depois da publicidade
Os leitores e seguidores do DL têm a resposta: “O plano da CET Santos é multar somente. Para isso, sim. eles têm um plano”, reclamou o seguidor André Martinelli. Outra leitora se mostra desesperançosa: “Há 50 anos a mesma notícia, qual foi o ano que a Nossa Senhora de Fátima não alagou?”, questiona Kátia Teixeira.
Alguns motoristas procuraram por agentes, assim como a reportagem do Diário do Litoral. “Santos, hoje, parada por conta das chuvas e não tinha CET nas ruas. Só servem para dar multa”, reclamou o seguidor Isaac Gonçalves. Já o leitor Antônio Ávila é categórico: “Existe CET em Santos?”, perguntou.
Continua depois da publicidade
Em dias sem chuva, o tráfego nas ruas do Centro de Santos já estão caóticos. Com chuva, ficou insustentável. Assim também reclamam os motoristas de aplicativo que procuram rotas alternativas para não perder tempo em congestionamentos. “A gente tenta desviar do trânsito por aqui, mas está muito complicado. Do dia para a noite as ruas ficam interditadas por aqui”, reclama Antônio da Silva.
Questionada pela reportagem do Diário do Litoral sobre qual é o plano preventivo da companhia para casos de alagamentos e congestionamentos como o da manhã desta terça-feira, a CET-Santos se limitou a responder que “o efetivo operacional é reforçado nas vias, visando atuação rápida nos pontos mais críticos”. Ainda segundo a companhia, “equipes que atuam no Centro de Controle Operacional também fazem o monitoramento do tráfego pelas câmeras, além de alterações semafóricas remotamente”.
Em resposta, a CET-Santos ainda informa que os locais onde houve interdições no trânsito em razão de alagamento, nesta manhã, foram Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Martins Fontes e Praça Washington. “Trechos onde não há obras em andamento”, explica.
Continua depois da publicidade
A companhia ainda justifica que “em qualquer cidade, a combinação de chuva com o horário de pico promove lentidão no trânsito, em função da redução da velocidade dos veículos nas ruas, dada a umidade presente no solo. Também nos dias chuvosos muitas pessoas optam por usar seu próprio automóvel, ao invés de bicicleta e transporte público, aumentando o fluxo de circulação nas vias”.
Continua depois da publicidade