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Os serviços para instalação do sistema de semáforos em tempo real estão passando por nova etapa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) passa a implantar a nova tecnologia nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, entre as ruas Júlia Ferreira de Carvalho e São Sebastião.
A fase atual consiste na instalação das colunas semafóricas que sustentam o semáforo e as câmeras que vão detectar os veículos que passam pelo cruzamento. Além disso, também vêm sendo implementados os controladores de tráfego, em substituição dos antigos, que não possuem a tecnologia para a contagem de veículos. Paralelamente ocorre a instalação das câmeras de detecção virtual em diversos pontos da via. Diferentemente dos laços virtuais do solo, utilizados nos radares, a contagem dos veículos que trafegam na avenida principal e suas transversais será feita por câmeras de vídeo suspensas.
Dos 49 cruzamentos que receberão a nova tecnologia, 21 já tiveram a estrutura e os controladores instalados. São os equipamentos existentes na Orla, entre a divisa e a Rua Alexandre Martins. Após os serviços nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, o trabalho finalizará na Av. Ana Costa, em toda a extensão da via.
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“Somos a primeira cidade da Baixada Santista a contar com uma tecnologia desse tipo, que vai ajudar muito a reduzir a lentidão no trânsito nestas vias com grande volume de veículos, especialmente nos horários de pico. A distribuição do tempo de acordo com a quantidade de carros diminui o tempo de percurso, o número de paradas, reduz o consumo de combustível e proporciona mais segurança e conforto”, explica o presidente da CET, Antonio Carlos Gonçalves.
O funcionamento dos equipamentos em tempo real é diferente dos convencionais. Por meio da nova tecnologia, as câmeras virtuais fazem a contagem volumétrica de veículos e enviam os dados do fluxo a uma Central Semafórica, que será instalada brevemente na sede da CET. Os próprios equipamentos fazem os cálculos e reenviam a informação dos tempos necessários de verde e vermelho aos controladores, para dar uma abertura maior à via mais movimentada. Eles são programados para tomar decisões remotas, sem a intervenção humana.
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