Cotidiano

CET adota sinalização especial para prevenir acidentes

A partir de hoje a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) dará início à sinalização específica de alerta para ciclistas e motociclistas nas vias por onde passa a linha do Bonde Turístico

Publicado em 20/01/2013 às 15:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A CET fará sinalização de solo e vertical nos trechos de maior risco para prevenir acidentes. A sinalização de solo é diferenciada dos padrões conhecidos, constando de faixas quadriculadas, pintadas na cor amarela.

Os trabalhos começarão sobre os trilhos existentes nas principais curvas do Centro, como nos cruzamentos da rua Amador Bueno com as ruas Frei Gaspar e Vasconcelos Tavares, pontos que registram o maior número de quedas de ciclistas e motociclistas.

O diretor-presidente da CET-Santos, Rogério Crantschaninov, disse que a medida está sendo implementada devido a freqüência de acidentes nos trilhos da linha do Bonde Turístico.

De acordo com Crantschaninov, do dia 10 de janeiro ao dia 15 de outubro foram registrados 15 acidentes (três registros feitos por boletim de ocorrência e o restante pela CET), com um óbito. Duas ocorrências envolvendo motociclistas e as demais, ciclistas.

O presidente da CET reconhece os riscos de acidentes que os trilhos oferecem, mas acredita que as ocorrências têm como causa principal a imprudência ou imperícia dos condutores de motos e bicicletas. A expectativa de Crantschaninov é que o reforço na sinalização reduza as ocorrências na Cidade.

A sinalização vertical consiste na instalação de 13 paineis de advertência projetados sobre as vias, com o aviso: “Atenção. Não trafegue sobre os trilhos. Risco de queda”.

A colocação dos painéis deverá ser concluída num prazo de uma semana. Já a conclusão das pinturas nas vias públicas dependerá das condições do tempo. As pinturas só poderão ser feitas nos dias em que não chover.

Crantschaninov esclareceu que para a execução das pinturas não será necessário interditar totalmente as vias, portanto o trânsito não sofrerá alterações durante a realização dos trabalhos. É possível que as pinturas sejam feitas durante a madrugada.

Crantschaninov explicou que a sinalização de solo foi especialmente desenvolvida por técnicos da CET para prevenir os acidentes. Durante alguns dias, eles farão o monitoramento nos locais para avaliar os resultados do projeto. A sinalização poderá ser estendida para outros pontos do Centro.

Trechos

As sinalizações serão instaladas nos seguintes trechos: rua Dom Pedro II com avenida São Francisco, rua Dom Pedro II com a rua General Câmara, rua General Câmara com rua Martim Afonso, rua Amador Bueno com rua Vasconcelos Tavares, rua Amador Bueno com rua Frei Gaspar, rua Senador Feijó entre a rua General Câmara e Praça da República, Praça Barão do Rio Branco (em frente à Igreja do Carmo), rua João Pessoa com rua Braz Cubas, rua Amador Bueno com rua Braz Cubas, avenida São Francisco com rua Braz Cubas, rua Braz Cubas com rua Bittencourt, rua Bittencourt entre rua Braz Cubas e rua Sóter de Araújo e rua General Câmara com rua da Constituição.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software