Cotidiano

Centro de regulação 'David Capistrano' será entregue sexta

Prefeitura de Santos inaugura na sexta-feira (28), o Centro Integrado de Acesso e Regulação em Saúde, Dr. David Capistrano.

Publicado em 20/12/2012 às 18:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Santos inaugura nesta sexta-feira (20), às 10h, o Centro Integrado de Acesso e Regulação em Saúde Dr. David Capistrano Filho. O serviço irá funcionar no imóvel de 1.500 m² à rua Barão de Paranapiacaba, 241 (Encruzilhada), onde no andar térreo já está o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência), reunindo em um só lugar todos os setores de regulação do sistema, além do serviço de atenção em domicílio.

No primeiro andar ficará a Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi), subordinada ao Daphos (Departamento de Atenção Pré-Hospitalar e Hospitalar). Já nos pisos superiores estarão os serviços do Departamento de Regulação do Sistema e Acesso – Saúde (Dereg), criado pela prefeitura com a reforma administrativa de 2010. No segundo andar ficará a Coordenadoria de Acesso (Coace), que reúne as seções de Controle de Vagas Hospitalares (Seconvag) e de Agendamento de Consultas e Exames (Seagen). Já o terceiro pavimento é destinado à Coordenadoria de Regulação (Coreg), com as seções de Auditoria (Seaudit), de Avaliação e Controle (Seacont) e de Contratualização e Convênios (Seconc).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mais 100 profissionais atuarão no prédio, alguns dos quais em regime de plantão, por serem serviços prestados todos os dias (24 horas). Entre estes setores estão a Seconvag, central que faz a regulação de vagas hospitalares nas unidades próprias do município e seus prestadores, atendendo serviços e hospitais de toda a região. Por mês, são avaliados mais de 2.700 pacientes para internações e procedimentos hospitalares. Outro é a Seagen, que disponibiliza por mês mais de 20 mil agendamentos de consultas e exames especializados aos munícipes de Santos.

Continua depois da publicidade

“Além de mais conforto aos servidores, o centro integrado também contribuirá para maior interação dos serviços e otimização do trabalho de regulação, que é primordial para aprimorar o controle do sistema e acesso em saúde, além de ajudar aos gestores na definição de políticas públicas”, explica o chefe do Dereg, José Eduardo Vasconcelos Fernandes.

Mais 100 profissionais atuarão no prédio, alguns em regime de plantão. (Foto: Rogério Bonfim/ Divulgação)

Homenagem

O Centro Integrado de Acesso e Regulação em Saúde será batizado com o nome de David Capistrano Filho, ex-prefeito de Santos (1993-1996) e ex-secretário municipal de Saúde (1989-1992). Nascido em 7 de julho de 1948 em Recife - filhos de David Capistrano e Maria Augusta – foi médico sanitarista, líder estudantil, jornalista, militante político e consultor do Ministério da Saúde.

Notabilizou-se nacional e internacionalmente pela organização das políticas e serviços públicos de saúde e defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), implementado em Santos na sua gestão como secretário. Entre os destaques da sua atuação na área no município está a criação das policlínicas, atualmente chamadas de UBS (Unidades Básicas de Saúde). Capistrano morreu em 10 de novembro de 2000, por complicações após transplante de fígado, deixando a viúva Haidê Benetti e quatro filhos.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software