Cotidiano

Centro auxilia jovens a encarar mercado de trabalho, em Santos

Instituição encaminha adolescentes para a carreira profissional há 18 anos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/09/2013 às 19:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Que as empresas estão cada vez mais exigentes na hora da seleção e contratação de funcionários, todo mundo já sabe. O primeiro emprego é tema polêmico nas rodas de conversa entre jovens que buscam entrar no mercado de trabalho. Há 18 anos, o Centro Profissionalizante Santo Antônio, em Santos, prepara e encaminha adolescentes em situação de vulnerabilidade social para a carreira profissional.

O aluno matriculado em escola pública na Região tem a chance de cursar oficinas pedagógicas, de segunda à sexta-feira, no período inverso ao das aulas. Com a experiência, os jovens têm a oportunidade de ingressar como aprendizes nas empresas conveniadas ao Centro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Coordenadora da instituição, Regina Célia Reis explica que os adolescentes que frequentam o Centro Profissionalizante são provenientes de família de baixa renda (Foto: Luiz Torres/DL)

Coordenadora da instituição, Regina Célia Reis explica que os adolescentes que frequentam o Centro Profissionalizante são provenientes de família de baixa renda e não têm custo nenhum para cursar a grade curricular oferecida.

Entre as disciplinas, a entidade oferece técnicas administrativas e bancárias, técnicas de comunicação e redação, cidadania, além de matérias comuns como português e matemática.

Mas, sendo uma instituição que oferece a formação gratuita, ela precisa de parcerias e doações para permanecer ativa. Mantida pela Associação dos Ex-Alunos do Colégio Stella Maris, a entidade também busca recursos com a realização de brechós, que acontecem todas as quartas e quintas-feiras à tarde na sede do Centro, e jantares beneficentes, que geram recursos para a manutenção das instalações.

A Secretaria Municipal de Educação repassa recursos para o pagamento dos professores e compra de alimentos. Os alunos tomam lanche a almoçam no Centro.

No entanto, Regina afirma que a instituição precisa de mais doações, seja de alimentos, artigos para serem comercializados no brechó ou em dinheiro, e mais parcerias com empresas para encaminhamento dos jovens.

A entidade atende atualmente 75 adolescentes e outros 70 alunos estão encaminhados, realizando a função de aprendizes. "Hoje nós temos parcerias com empresas que atuam nos segmentos de segurança e logística, com universidades e bancos, mas precisamos de mais convênios para encaminhar nossos alunos", ressalta Regina.

O Centro Profissionalizante Santo Antônio fica na Avenida Rangel Pestana, 397-A, no bairro Jabaquara, em Santos. Para conhecer mais o trabalho da instituição ou ainda colaborar com o trabalho realizado com os jovens basta entrar em contato através no número (13) 3233.1711.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software