Cotidiano

Centenas participam de caminhada para conscientizar sobre doação de órgãos em Santos

A abertura do evento ficou por conta da apresentação da banda do Lar das Moças Cegas, puxando a fila dos caminhantes

Da Reportagem

Publicado em 17/09/2022 às 20:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Um mar verde invadiu as ruas do Gonzaga, na manhã deste sábado (17). Vestidas com camisas desta cor, centenas de pessoas saíram em caminhada pelo bairro para promover a conscientização da importância da doação de órgãos. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A 5ª Caminhada pela Vida, organizada pela Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt) da Secretaria de Saúde de Santos, contou ainda com diversos serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e consulta odontológica feita no Odontomóvel. A abertura do evento ficou por conta da apresentação da banda do Lar das Moças Cegas, puxando a fila dos caminhantes. 

Continua depois da publicidade

A enfermeira Renata Jaquim é doadora de órgãos, e acredita que eventos como o da manhã deste sábado são fundamentais para a conscientização das pessoas. "Muitos ainda resistem a esta ideia por medo ou por achar que o corpo vai ficar desfigurado durante o velório. Mas isso não acontece. Sabemos que nenhuma religião é contra a doação de órgãos".

Para a bancária Patrícia Cruz, é importante fazer um trabalho de conscientização das famílias. "São elas que vão tomar essa decisão. Este tipo de evento é muito importante. Por estar vestindo a camisa do evento, muitas pessoas já vieram me perguntar sobre o assunto".

Continua depois da publicidade

Ainda sem posição definida sobre se pretende doar os órgãos,  Terezinha Maria Jesus Santos aproveitou o evento para fazer teste de glicemia. "Está tudo bem comigo, graças a Deus. Eu me cuido. Não fumo, nem bebo álcool".

AVANÇOS

O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, destacou que "o gesto de uma única pessoa em doar seus órgãos pode salvar muitas vidas". Ele lembrou que o Município recebeu o selo de 'Amigo dos Transplantes' e vai transformar, em breve, o Complexo Hospitalar dos Estivadores em referência, na Zona Leste, na realização do procedimento.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software