Cotidiano

Censo previdenciário tem mais de 90% de adesão dos segurados

Realizado pela primeira vez na Cidade, 94,7% se cadastraram representando um total de 5.358 segurados

Publicado em 11/09/2014 às 16:25

Compartilhe:

O Censo Previdenciário realizado pela Prefeitura de Guarujá teve quase que adesão total dos seus segurados. Visando as aposentadorias a partir de janeiro de 2018, foram cadastrados exatos 5.358 servidores ativos estatutários, vinculados ao regime próprio de previdência social – Guarujá Previdência.

Desta forma, com o apoio da Secretaria de Administração, o Guarujá Previdência cadastrou informações de 5.358 segurados do Executivo, e outros 36 da Câmara Municipal. O total de segurados no Município hoje é de 5.656, ou seja, o censo teve adesão de 94,7% dos segurados, um percentual recorde em termos de censo previdenciário.

O procedimento consistiu na coleta de informações sobre os vínculos empregatícios anteriores e concomitantes de todos os 5,3 mil servidores. Os dados cadastrais de todos os ocupantes de cargos estatutários vinculados ao Guarujá Previdência e seus dependentes passaram por uma atualização. Esta é a primeira vez que a Cidade realiza o censo, após o regime implantado.

A diretora presidente do Fundo Especial do Guarujá Previdência, Célia Rodrigues Ribeiro, fala sobre a importância do trabalho. “Hoje é possível termos uma previsão mais adequada das nossas aposentadorias e demais riscos. Por exemplo, os dependentes que potencialmente serão pensionistas”.

Este trabalho envolveu todos os servidores ativos ocupantes de cargo efetivo do Município regidos pelo Guarujá Previdência, os cedidos a outros municípios e órgãos públicos, e também os licenciados. Iniciado em novembro de 2013, o censo previdenciário de Guarujá foi encerrado em janeiro deste ano.

Depois surgiram algumas prorrogações e foi feito o recolhimento da documentação, que findou em fevereiro de 2014. Já em junho deste ano houve o levantamento dos segurados que não se apresentaram. No início, ainda faltavam 600 segurados, e após nova solicitação aos gestores de recursos humanos (RH), esse número caiu para 268. Após o cadastro é importante que o servidor guarde o comprovante recebido.

“O Censo Previdenciário será realizado sempre que necessário, e o Guarujá Previdência conta com o compromisso de todos em manterem suas informações cadastrais sempre atualizadas quanto a endereço, dependentes, etc”.

Após isso, o Guarujá Previdência deverá consolidar os dados e passar para nova etapa que é o cadastro dos segurados no Siprev, do Ministério da Previdência Social. O Siprev é uma ferramenta de gestão de servidores públicos ativos, inativos, pensionistas e demais dependentes com regime próprio de previdência.

“O censo permite que tenhamos o controle de segurados. Desta forma, o Ministério terá em sua base de dados, o cadastro atualizado de todos os servidores do País e seus dependentes, evitando duplas pensões, aposentadorias, além de permitir um controle maior dos óbitos”.

Ainda segundo Célia, o sucesso de adesão se deu pelo trabalho conjunto. “Tivemos o engajamento dos gestores de RH e dos próprios segurados, nas várias secretarias que entenderam e deram a devida importância ao processo como um todo. Houve um alinhamento de interesses entre Previdência e segurados”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Ultrapassagem pela direita não dá só raiva, dá multa também; entenda

De acordo com o Código de Trânsito Brasileira, a manobra é proibida e pode gerar multa e pontos na carteira

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia calma, com água rasa e mirante especial; conheça

O Diário do Litoral te explica como chegar nessa maravilhosa opção de lazer e diversão

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter