Cotidiano

Censo previdenciário tem mais de 90% de adesão dos segurados

Realizado pela primeira vez na Cidade, 94,7% se cadastraram representando um total de 5.358 segurados

Publicado em 11/09/2014 às 16:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Censo Previdenciário realizado pela Prefeitura de Guarujá teve quase que adesão total dos seus segurados. Visando as aposentadorias a partir de janeiro de 2018, foram cadastrados exatos 5.358 servidores ativos estatutários, vinculados ao regime próprio de previdência social – Guarujá Previdência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desta forma, com o apoio da Secretaria de Administração, o Guarujá Previdência cadastrou informações de 5.358 segurados do Executivo, e outros 36 da Câmara Municipal. O total de segurados no Município hoje é de 5.656, ou seja, o censo teve adesão de 94,7% dos segurados, um percentual recorde em termos de censo previdenciário.

Continua depois da publicidade

O procedimento consistiu na coleta de informações sobre os vínculos empregatícios anteriores e concomitantes de todos os 5,3 mil servidores. Os dados cadastrais de todos os ocupantes de cargos estatutários vinculados ao Guarujá Previdência e seus dependentes passaram por uma atualização. Esta é a primeira vez que a Cidade realiza o censo, após o regime implantado.

A diretora presidente do Fundo Especial do Guarujá Previdência, Célia Rodrigues Ribeiro, fala sobre a importância do trabalho. “Hoje é possível termos uma previsão mais adequada das nossas aposentadorias e demais riscos. Por exemplo, os dependentes que potencialmente serão pensionistas”.

Continua depois da publicidade

Este trabalho envolveu todos os servidores ativos ocupantes de cargo efetivo do Município regidos pelo Guarujá Previdência, os cedidos a outros municípios e órgãos públicos, e também os licenciados. Iniciado em novembro de 2013, o censo previdenciário de Guarujá foi encerrado em janeiro deste ano.

Depois surgiram algumas prorrogações e foi feito o recolhimento da documentação, que findou em fevereiro de 2014. Já em junho deste ano houve o levantamento dos segurados que não se apresentaram. No início, ainda faltavam 600 segurados, e após nova solicitação aos gestores de recursos humanos (RH), esse número caiu para 268. Após o cadastro é importante que o servidor guarde o comprovante recebido.

“O Censo Previdenciário será realizado sempre que necessário, e o Guarujá Previdência conta com o compromisso de todos em manterem suas informações cadastrais sempre atualizadas quanto a endereço, dependentes, etc”.

Continua depois da publicidade

Após isso, o Guarujá Previdência deverá consolidar os dados e passar para nova etapa que é o cadastro dos segurados no Siprev, do Ministério da Previdência Social. O Siprev é uma ferramenta de gestão de servidores públicos ativos, inativos, pensionistas e demais dependentes com regime próprio de previdência.

“O censo permite que tenhamos o controle de segurados. Desta forma, o Ministério terá em sua base de dados, o cadastro atualizado de todos os servidores do País e seus dependentes, evitando duplas pensões, aposentadorias, além de permitir um controle maior dos óbitos”.

Ainda segundo Célia, o sucesso de adesão se deu pelo trabalho conjunto. “Tivemos o engajamento dos gestores de RH e dos próprios segurados, nas várias secretarias que entenderam e deram a devida importância ao processo como um todo. Houve um alinhamento de interesses entre Previdência e segurados”, finalizou.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software