Continua depois da publicidade
O cartório da 340ª Zona Eleitoral de São Vicente realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (21), para a fiscalização e retirada de material publicitário, entre eles cavaletes, colocados irregularmente por candidatos na Cidade. Os materiais recolhidos serão entregues aos respectivos donos somente após a eleição, conforme determina uma portaria expedida na última terça-feira (19).
A operação teve início na praça que fica em frente à Rodoviária, no Parque São Vicente. Cavaletes de diversos candidatos foram retirados do local. O mesmo também foi feito na Praça Oswaldo Cruz.
“A lei veda a colocação de cavaletes em praças, que são locais de uso comum”, disse Adriana Varela, chefe do cartório da 340ª Zona Eleitoral de São Vicente, que esteve à frente da ação. O órgão é responsável pelos bairros Parque São Vicente, Catiapoã, Jardim Guassu, Cidade Náutica, Vila Melo e toda a Área Continental.
A equipe de fiscais também pediu a retirada de material afixado em estabelecimentos comerciais. Em apenas um bar da Avenida Marechal Deodoro (Linha Amarela) foram retiradas quatro placas de dois candidatos. “Não é permitida a colocação de placas em comércios, nem com autorização do proprietário. Nesse caso (do bar) também verificamos que o tamanho da placa excede o tamanho permitido por lei”, explica Adriana.
Continua depois da publicidade
O proprietário do estabelecimento disse que não sabia da lei. “Eles passaram aqui e me pediram para colocar. Nem sei quem são. Insistiram e eu deixei. Agora ninguém coloca mais nada aqui”, afirmou Benedito Braga dos Santos, enquanto retirava as placas da laje.
Já na Área Continental, a equipe retirou duas placas afixadas na saída da Ponte dos Barreiros. A fiscalização chamou a atenção dos candidatos, que enviaram equipes ao local para retirarem o material. Tudo foi registrado pelo cartório eleitoral. A irregularidade foi registrada ontem exclusivamente pelo Diário do Litoral. Clique e leia a matéria.
Continua depois da publicidade
“As operações vão continuar até o dia da eleição. Em casos das propagandas fixas em local irregular, os candidatos serão notificados e terão até 48 horas para retirar. No caso dos cavaletes, eles serão recolhidos e somente entregues após a eleição”, ressalta a chefe do cartório.
A utilização de cavaletes é permitida por lei, porém não deve atrapalhar a circulação de pedestres e o tráfego de veículos.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar e de um caminhão e dois funcionários da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi).
Continua depois da publicidade