Cotidiano

Catedral de Santos é tombada pelo Condepasa

A análise e deliberação pelo tombamento ocorreram nesta sexta-feira (12), no salão nobre do paço, na presença de autoridades e conselheiros

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/09/2014 às 19:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Nos 25 anos do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), mais uma edificação histórica terá preservadas suas características originais: a Catedral, principal igreja da cidade e sede da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A análise e deliberação pelo tombamento ocorreram nesta sexta-feira (12), no salão nobre do paço, na presença de autoridades e conselheiros, durante a 57ª reunião extraordinária comemorativa do órgão. A resolução de tombamento foi assinada e será publicada segunda-feira (15) do Diário Oficial.

O edifício é o 53º bem cultural tombado pelo conselho, que levou em consideração sua importância histórica e arquitetônica, além da relação de afetividade da comunidade santista.  “A trajetória do Condepasa tem importante contribuição na conservação da história do município às próximas gerações. E esta é a preservação da história da Igreja Católica, que desenvolve importante trabalho”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Ele ressaltou ainda a revisão do Plano Diretor. “Ele estabelece uma retomada da região central, para que possamos aproximar área de trabalho com habitação, retomando as características dessa área”.

Continua depois da publicidade

Recursos

O tombamento qualifica a Catedral para a obtenção de linhas de financiamento ou de programas específicos para recuperação de bens culturais, explicou o presidente do Condepasa, Bechara Abdalla. “O processo foi aberto em 2008. Analisamos dados históricos e arquitetônicos detalhadamente. São 190 páginas de documentação que comprovam que a Catedral é merecedora de proteção”. Para o padre José Myalil Paul, pároco da igreja, “o tombamento representa reconhecimento à importância religiosa, histórica e cultural do bem”.

A Catedral de Santos foi tombada pelo Condepasa (Foto: Divulgação/PMS)

Continua depois da publicidade

Posse

O chefe do Executivo empossou os representantes das três novas cadeiras que vão compor o Condepasa: Associação Comercial de Santos (Fabrício Guimarães Julião), Sindicatos dos Engenheiros (Frederico Karaoglan) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Paulo Lacerda de Mattos). Elas estão estabelecidas na lei 3010/2014, publicada na quarta-feira (10), no Diário Oficial, alterando a composição do órgão. Também estavam o secretário de Cultura, Raul Christiano, que assinou a resolução;  o promotor de Justiça do Meio Ambiente de Santos, Daury de Paula Jr; ex-presidentes do Condepasa e conselheiros.

Catedral

Continua depois da publicidade

Em estilo gótico misto, a Catedral começou a ser construída em 1909 e foi inaugurada em 1924 parcialmente como Igreja Matriz. Como em 1925 o papa Pio 11 criou a Diocese de Santos, a matriz foi transformada em Catedral. As obras só foram concluídas em 1967. Foi projetada pelo arquiteto alemão Maximilian Hehl, que também projetou a Catedral de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software