Continua depois da publicidade
A gatinha Tenebrosa, de seis meses, foi um dos 19 animais (11 cães e oito gatos) atendidos ontem no Rádio Clube, no último dos quatro dias do mutirão de castração realizado no bairro pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No total, foram 74 animais, 14 acima do previsto.
Joseildo Santana, dono de Tenebrosa, tem outros 11 gatos, todos castrados. “É importante castrar. Entre outros problemas, isso evita o abandono”, afirmou. Quanto ao nome da gatinha, ele justifica. “Ela é terrível, mas hoje até que está comportada”.
Já a cadela Bolinha, de um ano e quatro meses, parecia tão ansiosa quanto a dona, Florinda Almeida Santos. “Ela é como uma filha. Eu tenho outra, já castrada. Agora chegou a vez dela”, afirmou, enquanto aguardava ser chamada.
No outro lado do centro de atendimento, montado no terreno do Instituto Arte no Dique, Vivian Duarte acariciava a cadela Luna, que pouco a pouco voltava da anestesia. “Foi rápido. Ela já está até balançando o rabo”. Em média, as intervenções duram 20 minutos para as fêmeas e 15 para os machos.
Continua depois da publicidade
Joinvile
A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Joinville (SC) Ludmille Almeida acompanhou ontem os serviços no Rádio Clube. Na última quarta-feira, ela foi conhecer o novo Centro de Adoção da Codevida, no Jabaquara. “Santos é uma referência quando se fala de bem estar animal, por isso escolhi conhecer este trabalho”, disse ela.
Continua depois da publicidade