Cotidiano

Castelo do Litoral de SP deve ganhar biblioteca 'livre' com mais 5 mil exemplares

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Cubatão deve passar por mais transformações no próximo ano; veja vídeo

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 26/04/2025 às 11:40

Atualizado em 26/04/2025 às 12:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Castelo de Cubatão fica na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro / Renan Lousada/DL

Continua depois da publicidade

O castelo de Cubatão, idealizado pelo empresário Ivanio Batista, virou um dos pontos turísticos mais conhecidos da Cidade. Reconhecido internacionalmente, o local já virou set de filmagem e recebeu a visita de vários jornalistas e apresentadores de TV curiosos em conhecer a edificação por dentro. E o local não para de se transformar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde a última visita do Diário do Litoral, em setembro de 2023, novas ideias surgiram na cabeça do empresário, que se intitula Rei Ivanio I. À primeira vista, é possível ver que os muros que cercam o castelo ganharam pinturas novas: o povo medieval, inspirado em um quadro francês de 1882, e uma adaptação do quadro de Benedito Calixto retratando a Independência do Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Castelo famoso no Litoral de SP ganha dois leões 'de ouro'; veja 

• Empresário realiza sonho de menino e constrói castelo no quintal de casa

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“Eu quis fazer o meu retrato da história. Com Dom Pedro declarando a Independência do Brasil ainda em Cubatão, antes de subir a serra. Se eles fizeram o deles, eu também posso”, se diverte o empresário, que ainda brinca dizendo que as ideias sempre são melhores quando regadas a cerveja.

Mas as mudanças não param por ai. A entrada do castelo também ganhou estátuas brancas inspiradas na arte grega e silhuetas douradas que “seguram” a iluminação da fachada. Dois leões dourados completam a “miscelânea” cultural e artística. “Eu sou inspirado. E gosto de um pouco de tudo. Então tento colocar tudo isso no castelo”, explica.

Continua depois da publicidade

Ao entrar no castelo, mais mudanças estão nítidas. A sala de lazer da família, agora, ostenta grandes banners com famosos que deram espaço para a história do Castelo de Cubatão. Entre eles estão Luciano Huck, Otávio Mesquita, Rodrigo Faro e a jornalista do Wall Street Journal, Samantha Pearson, que colocou o ponto turístico na capa do periódico americano.

No “Salão de Mármore”, as mesmas 34 obras de arte estão penduradas. A diferença está nos luxuosos lustres que agora iluminam o local. Além disso, o Rei Ivanio ganhou nova coroa e um novo manto. “Estou importante. A coroa eu ganhei do Luciano Huck e o manto eu ganhei da Ana Hickman”, orgulha-se.

Biblioteca do Castelo

A grande novidade do castelo ainda está em construção. O lado esquerdo do ponto turístico dará espaço a uma biblioteca com mais de 5 mil exemplares, aberta ao público. “Eu tenho esta coleção de livros e agora estou organizando tudo em só local”, explica. Ainda não há data certa para a inauguração do espaço.

Continua depois da publicidade

Outra novidade contada pelo “rei” é sobre uma carruagem de 5 metros que está sendo confeccionada para virar atração em frente ao castelo. “Eu tenho uma equipe que encara minhas ideias e prepara tudo para mim. Eles já estão preparando e, em breve, a carruagem chega por aqui”.

As ideias na cabeça de Ivanio não param. Quem passa pelo local, na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro, percebe que a edificação ganha novas nuances de tempos em tempos. Iluminação especial natalina, novas pinturas, novas estátuas e um “rei” sempre admirando a própria obra.

Ivanio, que é empresário mas já trabalhou como presidente de escolha de samba, está sempre preparando o espaço para receber novos adereços: assim como o dragão de 18 metros que deve “pairar” sobre as torres do castelo. “Estou preparando o telhado para receber este dragão. Ainda falta muito e me falta ‘tempo’ (dinheiro)”, comenta.

Continua depois da publicidade

O entorno do castelo também está diferente. De setembro de 2023 até agora, a Prefeitura modificou a praça que fica em frente ao local, a via foi reurbanizada e novos equipamentos foram inaugurados próximo ao local. “Isso é bom. Quando tem evento na Praça, muita gente vem até o castelo para conhecer e tirar foto”, conta.

Mas, mesmo com tanta fama, o empresário não pensa em abrir as portas para visitação interna. “As vezes eu aceito um ensaio fotográfico. Mas, de 10 pedidos, eu aceito um. Tudo o que eu faço aqui é para eu curtir, faz parte do meu sonho”, completa.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software