Continua depois da publicidade
Com as altas temperaturas registradas nas últimas semanas, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Isso porque o risco de infecções gastrointestinais aumenta. No Hospital Municipal de São Vicente, o número de ocorrências desse tipo cresceu mais de 30% na última quinzena.
“Tivemos que aumentar o estoque de soro, pois aumentou muito os casos de desidratação. Os pacientes chegam ao hospital com diarreia e vômito, apresentando quadro de infecção intestinal de moderado a grave”, destaca Isabelle Mayuri Tatsui Tarquinio, diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde de São Vicente.
Segundo Isabelle, que é pediatra, a infecção gastrointestinal por vírus e bactéria não é uma doença exclusiva do verão, mas tem maior incidência neste período. “O Rotavírus, por exemplo, é transmitido por meio de contato. É importante higienizar as mãos constantemente e beber água filtrada. Evitar o consumo de alimentos na praia ou na rua e, se consumir, ficar atento à procedência do produto. Atenção especial ao óleo utilizado nas frituras”, ressalta.
A médica também destaca o aumento dos casos de hipotensão (queda da pressão arterial), insolação e respiratórios. “Boa parte dos casos poderiam ser evitados com algumas medidas como evitar exposição excessiva ao sol, utilizar filtro solar e ingerir bastante líquido. Crianças e adultos são mais sensíveis e os cuidados devem ser redobrados”, afirma.
Continua depois da publicidade
A previsão do tempo para os próximos dias é de muito calor. Segundo informações do Climatempo, o sol predomina ao longo da semana, podendo ocorrer pancadas de chuva no final da tarde e à noite.
Pronto-socorro da Náutica fecha para obras
Continua depois da publicidade
O pronto-socorro da Cidade Náutica, em São Vicente, será fechado a partir da próxima quinta-feira (15) para a conclusão da adaptação do antigo prédio ao novo modelo de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O equipamento, que deve ser concluído até o final do mês, será o primeiro do tipo na Cidade.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará no prédio em obras para o transporte de casos mais graves.
Crei
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Saúde de São Vicente pede aos moradores que necessitarem de pronto atendimento, que se dirijam ao Hospital Municipal, antigo Crei, na Rua Ipiranga, nº 353, no Centro.