Pão de mel, brownie e bolo de pote são os preferidos dos clientes, no litoral sul / Nair Bueno/DL
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Trabalhar com o que gosta e conquistar os clientes com doces diferenciados. Essa foi a ideia do casal de empreendedores Sílvio Luiz da Silva e Andréa Teodora ao largar o emprego fixo e fazer doces para vender na food bike, nas cidades de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, no litoral sul de São Paulo.
Eles iniciaram as vendas no ano de 2015, com pão de mel e doces diferentes. Hoje, o casal já tem a sua própria marca, a "Andréa Teodora Doces".
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Sílvio conta que ele e sua esposa Andréa atuavam em um comércio no ramo home center. Ele também atuou como representante comercial.
Como a sua esposa sempre foi muito boa na área de forno e fogão, eles viram a necessidade de complementar a renda, pois sua única filha iria entrar na faculdade. E decidiram investir nos doces.
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"Ela já tinha como receita principal o pão de mel e surgiu a ideia de iniciar as vendas com a food bike. Isso porque já tínhamos uma experiência em atendimento a clientes durante muitos anos. Tiramos a licença e já somos um diferencial na cidade onde moramos, Mongaguá", explica.
Eles começaram com as vendas aos sábados e domingos e, em feriados prolongados, no horário das 14 às 23 horas, em Mongaguá. Sílvio ainda atuava como representante comercial durante a semana.
Atualmente, Sílvio sai para as vendas nas ruas com a sua food bike, vestindo uma roupa de época vintage - suspensório e gravata borboleta.
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Andréa, a esposa de Sílvio, é quem faz os doces e ele fica responsável pelas vendas e as compras da matéria prima.
O carro chefe é o pão de mel com sabores doce de leite, nutella, Ovomaltine, maracujá, limão siciliano e capim santo. Tem a palha italiana de oreo, ninho farinha láctea e pistache; brownie de nozes e oreo; pudim e mousse.
E, ainda, os bolos de pote - ninho com morango, ninho com nutella, ninho com nutella e morango, ninho com abacaxi, banofee, chocolate com mousse de chocolate e prestígio.
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"Até a pandemia só vendíamos no centro em Mongaguá, mas uma amiga empresária, de Itanhaém, me aconselhava para vir para a cidade. Um dia ela encomendou 50 pães de mel e fez 10 pacotes com cinco unidades cada e distribuiu aos seus amigos. Foi um sucesso e passei a vender em Itanhaém", revela.
Ele adquiriu uma bike cargueira e a transformou em food bike. E transporta a food bike no carro e faz a montagem na cidade onde for vender. Hoje, a venda dos doces é a única fonte de renda do casal.
Prêmios
O pão de mel da "Andrea Teodora Doces" já foi eleito o melhor por dois institutos de pesquisa no Instagram, em dois anos seguidos - em 2023 e 2024, na cidade de Mongaguá.
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O casal já tem clientes fiéis nas três cidades do litoral sul. Desde o início, a freguesia só aumenta. Os doces mais procurados são o pão de mel e o bolo de pote.
"Trabalhamos somente com produtos de primeira linha, de qualidade e sem conservantes ou corantes, tudo fresco. Fazemos o que queremos consumir. O pão de mel é artesanal e feito com mel de verdade", destaca.
A maior divulgação é o boca a boca entre os clientes. Mas eles também divulgam os produtos no Instagram (@foodbike.andreateodoradoces).
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Apesar de atuar no ramo há nove anos, sendo cinco somente com a renda da food bike, Sílvio diz que ainda não pensa em ter uma loja física.
Um dos sonhos de Sílvio é ter um tuk tuk e personalizar de forma diferente e inovadora, pois seria um meio de transporte mais ágil. "Hoje ainda não temos condições de comprar, mas vamos em busca de patrocínios para concretizar esse sonho", conclui.
Neste mês de julho, aos finais de semana, ele participa do 19º Festão na Praia, em Mongaguá.
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A food bike está nas ruas, normalmente, no horário das 13 às 17 horas, nos seguintes dias e locais: terça-feira em Itanhaém (centro); quarta em Peruíbe (a partir da metade da avenida Padre Anchieta até o centro); quinta em Mongaguá (centro) e na sexta em Itanhaém (centro).
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