Continua depois da publicidade
A Prefeitura assina hoje, às 15h, na Avenida Rodrigues Alves, 325, parceria com a Associação de Promoção e Assistência Estrela do Mar para o funcionamento da Casa Belém. A entidade ligada à igreja católica vai oferecer acolhimento e tratamento médico para a população em situação de rua dependente de álcool e outras drogas. A inauguração será feita pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e pelo bispo diocesano, dom Jacyr Francisco Braido.
O imóvel é alugado pela Secretaria Municipal de Saúde junto à Associação São Vicente de Paulo e foi preparado durante dois meses para prestar esse serviço. O local tem 60 vagas e o trabalho de convencer a pessoa a sair do vício será feito por seis voluntários, todos ex-moradores de rua.
Nos casos necessários, o apoio médico será prestado pela Unidade Básica de Saúde da Avenida Conselheiro Nébias e pela Senat (Seção Núcleo Atenção Tóxico Dependente).
Quem aceitar o trabalho terá 15 dias para refletir se continua no programa. Caso concorde, será encaminhado para São Bernardo do Campo, onde três sítios oferecem acomodações para 360 pessoas. Lá, a permanência vai de seis meses a um ano, com participação em atividades socioeducativas e religiosa.
Continua depois da publicidade
O coordenador da Casa Belém, Charles Antônio de Moraes, disse que a metodologia de trabalho aplicada é a mesma da Missão Belém, que surgiu em São Paulo, em 2006. Hoje o trabalho está em 70 cidades e já atendeu mais de 20 mil moradores de rua.
Continua depois da publicidade