O Projeto tem acesso gratuito e o objetivo de incentivar o hábito da leitura e desenvolver atividades que contribuam para a formação de leitores / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Uma carreta cheia de livros! Mais de 500 títulos vão ficar à disposição, a partir de agora, dos alunos das 86 unidades de educação, de forma itinerante e acessível a todos. A entrega da Carreta Literária foi na manhã desta terça-feira (18), no Centro de Capacitação Darcy Ribeiro.
A inauguração simbólica do equipamento teve a participação on-line de uma representante da Rede Educare, a diretora Kátia Rocha, a Secretária Adjunta de Educação, Maria Helena Marques, representantes do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, diretor superintendente e do consultor de relacionamento da CPFL, Silvio Ramos.
Continua depois da publicidade
O evento também teve a participação de educadores da rede municipal de Santos e da chefe da Seção de Biblioteconomia, Cristina Zinesi, que falou da importância da carreta para o trabalho itinerante de leitura nas escolas.
Alunos que tiveram o primeiro contato com o "Book truck", como também é conhecida a carreta, ficaram empolgados com a quantidade e a qualidade das publicações. "São livros de capa dura e muitos títulos que nossos profissionais das bibliotecas estavam nos pedindo para adquirir", comenta Cristina Zinesi.
Continua depois da publicidade
O que é o Projeto Carreta Literária
O Projeto Carreta Literária tem o objetivo de reduzir a distância entre livros e leitores no Brasil. No ano de 2019, a Carreta Literária fez parte do Circuito CPFL e percorreu cinco municípios brasileiros entre os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2020, foram produzidas 5 novas Carretas que percorreram mais 5 municípios entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
O Projeto tem acesso gratuito e o objetivo de incentivar o hábito da leitura e desenvolver atividades que contribuam para a formação de leitores.
Continua depois da publicidade
A Carreta é um equipamento cultural móvel, um "espaço de leitura em movimento", e, em alusão aos food trucks, chega com um cardápio de "sabores" a vários municípios brasileiros, estimulando o trânsito de livros e impressos fora do circuito "convencional": escolas e bibliotecas municipais.
Para embarcar 500 livros nessa viagem formatou-se, o "book truck" com um acervo atual, diversificado e pronto a atender aos muitos apetites. Afinal de contas, a Literatura tem a capacidade de ser comida, diversão e arte... e você, tem fome de quê?
No Projeto Carreta Literária o aluno, os educadores e comunidade em geral podem:
• Ler e ter acesso a um acervo atualizado, divertido e inclusivo;
• Compartilhar Leituras;
• Fazer Pesquisas;
• Contar histórias ou ser voluntário nas ações de Mediação de Leitura;
• Doar livros, em perfeitas condições de uso.
Continua depois da publicidade
O Projeto Carreta Literária vai percorrer um circuito gratuito para desenvolvimento de atividades e incentivo à leitura em escolas e instituições, de acordo com cronograma feito pela Sebibli, da Seduc- Santos. Além disso, haverá formação para uma rede de mediadores de leitura, capazes de direcionar as ações da Carreta nos espaços.
Continua depois da publicidade