Cotidiano

Carnaval gera mais de 125 milhões de comentários no Facebook

O levantamento, realizado pela própria empresa, também aponta que o termo “carnaval” representou mais de dois terços das menções na plataforma

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/03/2014 às 16:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Entre sexta-feira, 28 de fevereiro, e terça-feira, 4 de março, mais de 125 milhões de comentários sobre o carnaval, incluindo posts, fotos, vídeos, comentários e curtidas, foram postados no Facebook por mais de 28 milhões de pessoas. O levantamento, realizado pela própria empresa, também aponta que o termo “carnaval” representou mais de dois terços das menções na plataforma no período, sendo o restante referente a palavras como “escola de samba”, “samba-enredo”, “carro alegórico”, “rainha da bateria”, “desfile”, entre outras.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Os números refletem como o Facebook se consolidou como a principal ferramenta de segunda tela e de eventos ao vivo do País”, comenta Christian Rôças, líder da área de parcerias estratégicas do Facebook e Instagram no Brasil, ao destacar que o carnaval foi mais popular que o Oscar em menções na plataforma. “Enquanto o Oscar gerou 25 milhões de interações no mundo todo, o carnaval teve 125 milhões”, acrescenta. De acordo com a ComScore, 40% dos brasileiros acessam o Facebook enquanto assistem TV.

Este ano, pela primeira vez, o carnaval contou com uma verdadeira integração social entre espectadores, escolas de samba, camarotes e também trios elétricos. Por meio de Facebook e Instagram, foliões de todo o Brasil puderam, por exemplo, aparecer nos trios elétricos de Ivete Sangalo e de Claudia Leitte, que convocaram as pessoas a enviar fotos usando hashtags para que pudessem aparecer nos trios da Bahia. “Graças a tecnologias inéditas no Brasil de integração com as duas plataformas, os usuários que enviaram suas fotos com hashtags puderam aparecer nos trios em um gigante mosaico”, detalha Rôças.

Da mesma forma, a escola de samba Grande Rio, no Rio de Janeiro, teve dois de seus carros alegóricos ilustrados com fotos e vídeos de foliões do Brasil inteiro. Mais de 21 milhões de pessoas participaram enviando conteúdos com a hashtag #VaiGrandeRio, principalmente por Facebook e Instagram.

Continua depois da publicidade

Nos camarotes do carnaval baiano, o Instagram estreou no Expresso 2222 a máquina gigante de selfies InstaStop. O dispositivo teve mais de 1500 fotos tiradas por pessoas comuns ou celebridades, como o próprio anfitrião, Gilberto Gil, Fernanda Paes Leme, Astrid Fontenelle, entre outros.

Com 83 milhões de usuários mensais, sendo 58 milhões de pessoas que acessam por dispositivos móveis, o Brasil é um dos principais países para Facebook e Instagram. Isso se deve, em especial, à afinidade natural dos usuários brasileiros com tecnologia, ao tempo gasto na plataforma e também à quantidade de eventos que o país vai abrigar este ano.

“Queremos estar em momentos que são capturados e compartilhados instantaneamente, e tanto o carnaval quanto os próximos eventos têm impacto significativo nesse sentido”, conclui Rôças.

Continua depois da publicidade

Mais de 125 milhões de comentários sobre o carnaval foram gerados no Facebook (Foto: Reprodução)

Ranking de interações sobre Carnaval por faixa etária e sexo:

1) Mulheres de 25-34 anos
2) Mulheres de 18-24 anos
3) Homens de 18-24 anos
4) Homens de 25-34 anos
5) Mulheres de 35-44 anos

Continua depois da publicidade

Entre as escolas de samba mais comentadas estiveram:

São Paulo

1. Vai Vai
2. Rosas de Ouro
3. Gaviões da Fiel
4. Leandro de Itaquera
5. Tom Maior

Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro

1. Portela
2. Unidos da Tijuca
3. Imperatriz Leopoldinense
4. Império da Tijuca
5. São Clemente

Raio-X do Facebook no Brasil

Continua depois da publicidade

83 milhões de usuários mensais
52 milhões de usuários diários
58 milhões de usuários mensais em dispositivos móveis
30 milhões de usuários diários em dispositivos móveis

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software