Cotidiano

Cardeal brasileiro cotado para papa diz confiar na escolha divina; entenda

Segundo o cardeal, mais importante do que tentar prever o futuro é confiar que a escolha será feita de acordo com a vontade divina

Luna Almeida

Publicado em 22/04/2025 às 19:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para Dom Sergio, o conclave é uma ocasião de discernimento guiado pela fé / Arquidiocese de Brasília/Divulgação

Continua depois da publicidade

Com a morte do papa Francisco, os olhares se voltam para o próximo conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica. Entre os possíveis nomes cotados, está o do brasileiro Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apesar das especulações, ele afirmou que a decisão sobre quem assumirá o pontificado cabe a Deus, e que os cardeais eleitores serão conduzidos pelo Espírito Santo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Morte do Papa Francisco reacende profecias sobre o 'Papa Negro'

• Primeira viagem do Papa Francisco foi ao Brasil durante a Jornada da Juventude

• Brasileiro está entre preferidos para ser novo Papa; confira lista de cardeais

Segundo o cardeal, mais importante do que tentar prever o futuro é confiar que a escolha será feita de acordo com a vontade divina. 

Ele reforçou que este é um momento de oração e respeito ao legado de Francisco, e não de discussões sobre sucessão. Para Dom Sergio, o conclave é uma ocasião de discernimento guiado pela fé.

Continua depois da publicidade

Uma trajetória sólida na Igreja

Dom Sergio da Rocha tem 65 anos e nasceu em Dobrada, interior de São Paulo. Foi arcebispo de Brasília, onde recebeu o título de cardeal em 2016, nomeado pelo próprio papa Francisco. 

Também presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 2015 e 2019. Em 2020, foi nomeado arcebispo de Salvador, assumindo o título de primaz do Brasil, posição ligada à diocese mais antiga do país.

Pelo trabalho desenvolvido na capital baiana, ele recebeu o Título de Cidadão Soteropolitano em 2023, concedido pela Câmara Municipal, e neste ano, o Título de Cidadão Baiano, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado.

Continua depois da publicidade

Brasil tem sete cardeais eleitores

O Brasil será representado por sete cardeais no conclave, ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos em número de eleitores. 

São eles: Dom Sergio da Rocha (Salvador), Odilo Pedro Scherer (São Paulo), João Braz de Aviz (emérito de Brasília), Orani João Tempesta (Rio de Janeiro), Paulo Cezar Costa (Brasília), Leonardo Ulrich Steiner (Manaus) e Jaime Spengler (Porto Alegre).

O cardeal Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida (SP), não poderá votar por ter mais de 80 anos, embora ainda possa ser escolhido como pontífice.

Continua depois da publicidade

Dom Sergio estará em Roma para acompanhar o funeral do papa Francisco, marcado para o próximo sábado, dia 26. 

Ele também participará das reuniões que antecedem o conclave, permanecendo na capital italiana durante todo o processo de sucessão.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software