Convento Nossa Senhora da Conceição é um dos monumentos históricos mais importantes da região / Nayara Martins
Continua depois da publicidade
A Capela do Convento Nossa Senhora da Conceição, localizada no alto do Morro do Itaguaçu, em Itanhaém, já está recebendo moradores e turistas. Porém, a parte interna do Convento ainda está fechada e passa por obras de conservação. As visitas podem ser feitas de quarta-feira e domingo, no horário das 10 às 18 horas.
Alguns monitores voluntários, da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, recebem os visitantes e fornecem informações sobre a história da Capela.
Continua depois da publicidade
A partir deste mês, a Secretaria de Turismo do município vai enviar estagiários para atuarem como monitores no local.
A provedora da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, Andrea Holtz Terovydes, explica que a capela foi reaberta ao público no dia 10 de dezembro, durante a cerimônia de iluminação cultural no prédio histórico.
Continua depois da publicidade
Também está sendo realizada uma missa no primeiro sábado de cada mês, às 8 horas, na Capela.
“A abertura tem uma importância, neste ano, por causa do Jubileu da igreja católica – uma celebração religiosa que acontece a cada 25 anos. A Capela foi incluída no decreto assinado pelo bispo Dom Tarcísio Scaramussa, como um dos templos a ser visitado”, completa.
Os templos escolhidos pela Diocese de Santos para que sejam igrejas jubilares e locais de peregrinação são: a Igreja Paroquial Sagrado Coração e o Santuário Nossa senhora do Monte Serrat, em Santos; a Igreja Paroquial São Vicente Mártir (São Vicente) e a Capela do Convento Nossa senhora da Conceição (Itanhaém).
Continua depois da publicidade
A Irmandade recebeu ainda uma verba a ser destinada à conservação do Convento, no valor de R$ 500 mil, por meio do Proac, lei de incentivo à cultura.
A Capela tem recebido visitas de moradores, turistas e de estrangeiros, vindos de vários países. Em média, chega a receber até 200 pessoas ao dia.
O monitor Daniel França conta que os visitantes pedem informações sobre a Capela e sobre quando será reaberta a parte interna do Convento.
Continua depois da publicidade
“Algumas pessoas questionam se a Capela virou um museu, mas explicamos que voltou a realizar missa no primeiro sábado do mês. Eles admiram os altares de madeira e perguntam qual é a data de construção da igreja”.
O monitor e historiador João Tadeu Bastos da Silva também fala sobre a importância do Convento. “Muitas pessoas desconhecem a importância do Convento. A cidade cresceu em torno da Ermida e por devoção à Nossa Senhora da Conceição. É um dos monumentos históricos mais importantes da Cidade e do País”, salienta.
O turista José Gustavo Casadei reconhece a importância do patrimônio histórico, em Itanhaém, que faz parte da história do Brasil. Ele já conhecia o Convento, mas, hoje mora em Praia Grande.
Continua depois da publicidade
“É fundamental a reabertura da parte interna do Convento, pois as pessoas podem conhecer a história completa do monumento histórico”, frisa.
A Mitra Diocesana de Santos, responsável pelo monumento histórico, esclarece que as obras a serem realizadas no Convento não se tratam de restauração, mas sim de manutenção e conservação, conforme a supervisão de órgãos competentes.
Atualmente, o projeto ampliado de conservação contempla: a construção de um calçamento ao redor do complexo do Convento; atualização do sistema elétrico para atender às normas da ABNT, embora o sistema atual esteja em boas condições.
Continua depois da publicidade
E ainda a consolidação e salvaguarda das ruínas do convento, preservando o estado atual das paredes. Além da aplicação anual de camadas de cal nas paredes internas e externas. E a reforma da sacristia, a construção de banheiros externos e o restauro dos retábulos.
A Diocese de Santos firmou um convênio com a Sociedade Visconde de São Leopoldo que prevê a responsabilidade técnica sobre o complexo. E ainda a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos e a execução das obras necessárias.
Mas, segundo a Diocese, ainda não há previsão para a conclusão das obras na parte interna do Convento e a sua reabertura.
Continua depois da publicidade
O Convento Nossa Senhora da Conceição é um dos principais monumentos históricos de Itanhaém e um templo de devoção há mais de 400 anos. O início da construção da primeira Ermida, no alto do Morro Itaguaçu, aconteceu no ano de 1532, no início da formação da Vila Conceição de Itanhaém. O Convento é do estilo colonial barroco, dos séculos XVI e XVII.
A Capela está aberta ao público de quarta a domingo, no horário das 10 às 18 horas. O Convento fica localizado na praça Carlos Botelho, no Morro do Itaguaçu, no centro histórico de Itanhaém.