Continua depois da publicidade
Cerca de 400 agentes comunitários de saúde participaram de capacitação sobre álcool e drogas com o tema ‘Como identificar o paciente usuário’. O evento ocorreu nesta quinta-feira (13), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, da Secretaria de Educação (Seduc). O encontro contou com organização do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
Para a Coordenadora do serviço de Saúde Mental da Secretaria da Sesap, a psicóloga Dorian Rojas, a integração de toda rede de saúde do Município e de outros setores da Administração Municipal é a saída para atingir êxito nas ações realizadas. “A responsabilidade é de todos nesse combate as drogas e no atendimento a essas pessoas. Precisamos nos unir cada vez mais”.
A palestra foi ministrada pelo médico do Caps AD, Luiz Guilherme Leal Ferreira Filho. Com experiência neste tipo de atendimento, o profissional detalhou os serviços desenvolvidos com as pessoas que são atendidas na unidade e a estrutura existente na Cidade para quem procura tratamento.
Outro destaque da palestra ficou por conta das informações sobre cada droga e ainda sobre consumo exagerado de álcool. O médico explicou a modificação de comportamento de um usuário ou de quem passou a ser dependente além da forma correta que essas pessoas devem ser abordadas. A participativa plateia aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas e interagir sobre o tema.
Continua depois da publicidade
De acordo com a chefe de especialidades médicas da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Vera Lúcia Bontempi, o papel do agente comunitário de saúde neste processo é de fundamental importância. “Buscamos estabelecer uma parceria com a categoria. A Usafa é a porta de entrada de toda a rede e o agente é quem realiza o primeiro contato”.
Exemplo
Continua depois da publicidade
Um dos momentos mais emocionantes do encontro ficou por conta do depoimento da agente de saúde da Usafa Samambaia, Maria Vera Lúcia de Sousa. Ela fez parte de uma ação que conseguiu tirar uma mulher do vício das drogas. “Já são seis meses que ela está em tratamento. É como se você estivesse salvando uma família. Só o profissional que passa por uma situação dessas sabe a importância de nossa função”.
Dados
O Caps AD possui equipe composta por psiquiatra, médico clínico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de técnicos educacionais. Com instalações modernas e confortáveis, o local ainda conta com consultórios, salas de medicação, cozinha, área de convivência e de lazer, horta, refeitório, repouso e outros.
Continua depois da publicidade
A unidade, localizada na Rua São Caetano, Bairro Boqueirão, complementa a estrutura da rede de assistência à saúde mental no Município e, em breve, no mesmo local, entrará em funcionamento o Caps Infantil (Caps I). O objetivo é livrar crianças, jovens e adultos do vício, que vem se tornando um grave problema para as cidades brasileiras.