Cotidiano

Canil municipal de Guarujá realiza feira de adoção de animais neste sábado (22)

O evento acontece pela 1ª vez no local. Cães de grande porte também serão disponibilizados para adoção

Publicado em 21/02/2014 às 11:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde realiza a feira mensal de doações neste sábado (22), das 10 às 15 horas, no Canil Municipal São Lazaro (Rua Professora Maria Lídia Rego Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha). A ação tem como objetivo oferecer um lar seguro a cães e gatos abandonados. A feira disponibilizará 115 gatos e 80 cachorros, entre adultos e filhotes estarão disponíveis para adoção.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os interessados devem ter mais de 18 anos, apresentar RG e CPF e assinar um termo de responsabilidade. Os animais adultos estão castrados e vacinados, enquanto os filhotes necessitam de retorno ao Canil para consulta e agendamento dos serviços.

Continua depois da publicidade

As feiras de adoção acontecem mensalmente no Município. Porém, pela primeira vez, o evento acontece no próprio Canil, o que facilita a adoção de cães e gatos de grande porte, difíceis de transportar. Nas edições passadas, realizadas em praças públicas, somente os animais menores ficavam disponíveis.

Segundo a médica veterinária, Clarisse de Fátima Ferreira, a feira visa acabar com o abandono animal. “O desamparo com os animais pode ser eliminado de duas maneiras: a castração em cães e gatos e a posse consciente por parte dos donos dos animais de estimação.”

Continua depois da publicidade

Doação de animais (Foto: Divulgação/PMG)

Desde 1982, o Canil Municipal de Guarujá é encarregado de abrigar os animais, que são vítimas de abandono pelos donos. A população é grande parceira do serviço, que denuncia maus tratos ou abandono de gatos e cachorros. No caso de denúncias, uma equipe de fiscais e veterinários em parceria com a Polícia Ambiental visita o local para realizar uma fiscalização aprofundada do ambiente, perguntas ao dono e examinar o animal de estimação. Os agressores podem ter punição de multa ou detenção, dependendo da gravidade dos ferimentos.

Os serviços básicos de atendimento ambulatorial médico veterinário, como vacinação contra raiva ou operação de castração, são oferecidos gratuitamente à população. Além de oferecer um lar seguro e carinho aos animais de estimação, o Canil Municipal também realiza serviço de desinsetização, dedetização e desratização de locais públicos, como valas, canais, bocas de lobo, terrenos baldios. Esses serviços acontecem mensalmente em todo o Município, dando preferência às reclamações da população.

Continua depois da publicidade

O serviço de adoções no Canil está disponível de 2ª a 6ª feira das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Para mais informações: 3387-7197.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software