Cotidiano

Candidatos mirins à presidência participam de debate

Atividade integra o Projeto Eleição, Pequenos Cidadãos, desenvolvido na Escola Municipal Professora Ivonete da Silva Câmara

Publicado em 15/10/2014 às 16:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Mais do que saber o que é política, que consiste em organizar, direcionar e administrar nações e Estados, é importante que os cidadãos tenham consciência de sua importância. Quanto mais cedo essa consciência se desenvolve, melhor para a sociedade. Pensando nisso, a Escola Municipal Professora Ivonete da Silva Câmara (Avenida A, nº18 – Jardim Conceiçãozinha) desenvolve o Projeto Eleição, Pequenos Cidadãos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Idealizado pela professora Luciana Vila Nova, nas salas do 3ºA e 4ºB, o projeto tem o objetivo de estimular o interesse e a prática de cidadania, mostrando às crianças como se dá o processo de uma eleição. A atividade teve início em setembro e foi desenvolvida através de discussões em sala de aula, produção de textos informativos e criação de cartazes, para que os alunos pudessem, de fato, entender o que é política. Dois partidos políticos também foram, cada um com um candidato mirim o representando na disputa pela presidência da República: o Partido dos Estudantes (PDE) e o Partido dos Inteligentes (PDI).

Continua depois da publicidade

(Foto: Divulgação/PMG)

A professora Luciana explica que o projeto faz com que as crianças possam entender o que é política e sejam cidadãos mais participativos, conhecedores de seus direitos e deveres. “É muito gratificante ter desenvolvido esse projeto e colaborar com o futuro promissor desses alunos. Com esse conhecimento eles se tornarão pessoas críticas, comprometidas com a sociedade e com o bem comum”.

Continua depois da publicidade

O projeto contou com a colaboração do professor de artes Rivaldo José de Moura, que destaca o trabalho em conjunto em prol do bem maior: o conhecimento dos alunos. “O trabalho em equipe é fundamental, o resultado é mais satisfatório. Eu e a professora Luciana costumamos nos unir, trabalhando em sintonia para fortalecer o ensino”.

Na última segunda-feira (13) um debate foi promovido na sala de aula, no qual os candidatos puderam expor suas propostas e fazer perguntas ao adversário, com direito a réplica e tréplica. O Partido dos Estudantes (PDE) foi representado pelo aluno Marcos Conceição dos Santos, de 9 anos. Já o Partido dos Inteligentes (PDI) teve como candidata a aluna Emily de Sousa Lima, de 8 anos. A sala assistiu ao debate com atenção e questões como esporte e saúde foram discutidas pelos candidatos mirins.

Afiada em seu discurso, Emily ressalta o aprendizado adquirido através da atividade: “Agora eu entendo mais de política e sei como uma eleição é feita. Eu ensaiei bastante para o debate e acho que vou ganhar”.

Continua depois da publicidade

O fato de entender melhor de política também é ressaltado pelo adversário de Emily, Marcos. “Antes eu não sabia como é uma eleição e agora eu sei. Estou confiante porque ensaiei com meus pais em casa e acho que vou ganhar”.

A diretora da escola, Aparecida Antunes, ressalta a importância do projeto e sua colaboração para o aprendizado das crianças. “É muito importante desenvolver atividades como esta para esclarecer o assunto. O projeto conta com o apoio de todos”.

A eleição para a escolha do presidente mirim da República ocorre no próximo dia 22. Até lá, os candidatos continuam suas campanhas, distribuindo panfletos com suas propostas nas salas de aula. Os eleitores, por sua vez, poderão decidir em quem votarão, contando com a ajuda dos cartazes informativos espalhados pela escola.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software