Cotidiano

Canal sem manutenção incomoda moradores em São Vicente

Prefeito diz que obra termina em 2015; vias serão pavimentadas no primeiro semestre

Publicado em 05/01/2015 às 10:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Há pelo menos 40 anos, Brasil Fortes, morador do bairro Catiapoã, em São Vicente, não via uma enchente como a registrada na noite do último dia 22 de dezembro. A água entrou nas residências atingindo mais de meio metro. Ele mora em frente ao canal da Avenida Alcides de Araujo que, desde 2008, recebe intervenções. Enquanto as obras não reiniciam, o local segue abandonado com mato alto, lixo e vias difíceis de transitar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Moro aqui há 60 anos e já fazia tempo que não via algo parecido. Sempre enche, mas o negócio piorou desde que iniciaram essa obra que nunca termina. No início eu avisei que aquilo não era grama, era mato. Olha aí o resultado”, desabafa Fortes, indignado. O morador também reclama das condições das vias que acompanham o canal. “Passam muitos caminhões. As casas estão todas danificadas. Treme tudo”.

Eduardo Amparo também mora em frente ao canal há 30 anos. Ele fez questão de mostrar à Reportagem a marca da água na parede do quintal. Em sua residência há até uma pequena comporta que não conseguiu segurar a enxurrada. “É essa situação que vocês estão vendo. Olha o estado da rua e do canal. Plantaram até árvore já crescida na beirada. Olha só quanto eu vou pagar de imposto por mês esse ano (R$ 241). Você acha que vale?”, questiona o morador.

Os moradores relataram que há mais de seis meses não veem equipes de prefeitura retirando o mato do canal. Segundo eles, a má conservação do local tem proporcionado a proliferação de insetos e roedores. “Tem rato, mosquito e lacraia. Já faz tempo que ninguém faz nada aqui”, destaca Amparo.

Continua depois da publicidade

Moradores dizem que prefeitura não limpa o local há seis meses (Foto: Luiz Torres/DL)

Obras

Em outubro do ano passado, durante reunião na Câmara de São Vicente, a Secretaria de Obras informou que as obras dos canais da Avenida Alcides de Araujo, no Catiapoã, da Rua Lourival Moreira do Amaral, no Sá Catarina de Moraes, foram paralisadas devido à falta de repasse do governo federal.

Continua depois da publicidade

Segundo a pasta, o órgão não deposita o dinheiro necessário para os trabalhos desde dezembro do ano passado. No entanto, os serviços seriam retomados no último dia 3 de novembro, o que não ocorreu. Os serviços no Sá Catarina de Moraes seriam reiniciados em ritmo lento até o mês que vem.

Pavimentação

Durante visita ao Diário do Litoral, na última segunda-feira, o prefeito Luis Claudio Bili (PP) afirmou que as obras dos canais devem ser concluídas ainda em 2015. “Estamos fazendo nova licitação para ocorrer a conclusão do revestimento dos canais”.

Continua depois da publicidade

Bili disse que a Avenida Alcides de Araújo e a Rua Lourival do Amaral serão pavimentadas ainda no primeiro semestre do próximo ano. “Quando iniciarmos as obras de pavimentação das avenidas já vai dar uma boa repaginada. Isso deve ocorrer já no final de janeiro início de fevereiro”, destacou. O prefeito ressaltou que o canal do Catiapoã deve ser limpo nos próximos dias.

“O que aflige muito o morador, e com razão, é a obra de revestimento do canal. É bom lembrar que é uma obra que iniciou em 2008, que licitou em 2009 para ficar pronta em 2012”, ressaltou Bili. Para a conclusão das obras, a prefeitura terá que investir recursos próprios.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software