Continua depois da publicidade
No próximo dia 15 de agosto será realizado em todo o País o Dia D de imunização contra a paralisia infantil. A data marca o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que ocorrerá até o dia 31. Crianças de seis meses a cinco anos de idade são o público alvo.
Quatro cidades da Baixada Santista já estão divulgando os postos de vacinação os horários de atendimento ao público.
Santos
Em Santos, os pais ou responsáveis devem levar as crianças às policlínicas de seus bairros, munidos da caderneta de vacinação, entre 8 e 17 horas. Na ocasião, também haverá multivacinação de pequenos de zero a menores de cinco anos, visando à atualização de doses em atraso. Também serão montados postos em locais a serem divulgados.
Continua depois da publicidade
Guarujá
A vacina estará disponível em 22 postos de saúde, divididos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 8 às 17 horas. De acordo com a responsável técnica da imunização, Ana Teresinha Plaça, é importante que as crianças tomem esta vacina para que possam evitar sintomas graves e irreversíveis.
Continua depois da publicidade
“A população alvo esperada no Município é de 20.154 crianças. A meta é vacinar 95% com uma dose da vacina, independente de já terem sido vacinados anteriormente”, explica.
É importante lembrar aos pais e responsáveis que levem a carteirinha de vacinação à unidade, para que caso alguma vacina esteja atrasada, haverá atualização na hora.
Bertioga
Continua depois da publicidade
O Dia D de vacinação em Bertioga, no dia 15, ocorrerá nas unidades básicas de saúde (UBSs), no Neim Rio da Granja, na Emeif Chácaras (Fazendinha), no Hospital Municipal, na Vigilância Epidemiológica, e em mais dois postos volantes — de Caiubura a São João e de Boracéia a São Lourenço. A imunização ocorrerá das 8 às 17 horas.
Já para a campanha de multivacinação, o objetivo é atualizar a caderneta de vacina das crianças menores de cinco anos de idade.
São Vicente
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de São Vicente, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, estima que sejam imunizadas 21.551 crianças.
Serão 24 postos de vacinação distribuídos pela Cidade, que atenderão das 8 às 17 horas, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). A ação no Sítio Acarau acontecerá das 10 às 14 horas.
Doença
Continua depois da publicidade
A paralisia infantil é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. No Estado de São Paulo não há registro de ocorrências desde 1988.
Continua depois da publicidade