Continua depois da publicidade
A campanha de vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos termina nesta quinta-feira (10). Em Santos, as unidades básicas e de saúde da família mantêm atendimento das 9h às 16h. Até hoje (9), 5.405 doses haviam sido aplicadas na cidade, que conta com 7.832 adolescentes na faixa etária alvo. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos depois da primeira.
A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) tem 98% de eficácia, segundo o Ministério da Saúde que a incorporou este ano ao calendário nacional de imunização. Outros 59 países também aplicam essa proteção como estratégia de saúde pública. Ela protege contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero no mundo.
Câncer de colo de útero
Continua depois da publicidade
O câncer de colo de útero está diretamente ligado à infecção por HPV, daí a decisão por vacinar o público feminino, preferencialmente antes da iniciação sexual, uma vez que a transmissão é via sexual. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para se prevenir do HPV e do câncer de colo de útero. A vacina não elimina a necessidade de se fazer o exame preventivo e nem substitui o uso do preservativo nas relações sexuais.
Continua depois da publicidade