Continua depois da publicidade
A campanha estadual “Raios no Litoral” foi lançada na última terça-feira (23), em Guarujá. A iniciativa, que será realizada em toda a faixa litorânea de São Paulo, busca alertar a população para os perigos dos raios, recomendar cuidados e esclarecer dúvidas.
O evento, realizado no Paço Municipal Moacir dos Santos, contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar, coordenador estadual da Defesa Civil e Coronel da Polícia Militar José Roberto Rodrigues de Oliveira.
O projeto contará com faixas espalhadas pelas cidades da Baixada Santista, além de panfletos que serão distribuídos à população. O secretário falou sobre a campanha.
“No mundo todo a gente tem incidência de 3 bilhões de raios. No Brasil são 100 milhões anualmente. É o país com o maior número de incidência de raios no mundo. São Paulo é o estado que mais tem. Estamos trazendo uma faixa de orientação para a população para quando haver chuvas e raios, sair do mar, da piscina. Tomar os cuidados necessários, se abrigar em lugar seguro, sair de lugares altos, ficar longe de árvores. Tomar as medidas necessárias para não ser atingido”, explicou o coronel.
Continua depois da publicidade
Diversos casos de pessoas atingidas por raios foram registrados, neste ano, na região. Um dos mais impactantes foi da turista Rosângela Biavati, que morreu em Guarujá após ser atingida por um raio, enquanto pedia para o filho sair do mar para ir embora.
“Não queremos que isso seja repetido. Somos chatos, sim, porque somos rigorosos. Mas entendam que, em prol da vida de vocês, estamos colocando a nossa própria”, disse a coordenadora da Defesa Civil da região Metropolitana da Baixada Santista, Regina Elza Araújo, que recordou o caso.
Continua depois da publicidade
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, crê que a campanha irá auxiliar na redução dos casos. “Guarujá é a cidade que tem a maior incidência de raios em toda a região. Nosso litoral inteiro tem uma suscetibilidade a receber esse fenômeno natural. Portanto, as faixas vão servir de alerta, de prevenção, de educação para que as pessoas tenham atenção em dias de chuvas ao frequentar a praia, evitando principalmente nos dias de tempestade. A gente acredita que com isso nós vamos diminuir as ocorrências neste verão”.
Continua depois da publicidade