Continua depois da publicidade
No próximo dia 8 (quarta-feira), das 08h às 16h, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), em parceria com a Universidade Metodista e Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, oferecerá gratuitamente diversos serviços voltados à saúde e à segurança dos caminhoneiros que passarem pela área de descanso, localizada no km 40 da pista de descida da via Anchieta, em São Bernardo do Campo.
A atividade faz parte do projeto Biovia e tem como objetivo despertar a atenção do motorista profissional para a importância dos cuidados com a saúde.
Nessa edição, a Secretaria de Saúde de São Bernardo oferecerá testes de hanseníase, tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e hepatites virais. Além desses novos atendimentos, os alunos da Universidade Metodista dos cursos de biomedicina, fisioterapia, farmácia, psicologia, odontologia e nutrição.
Os caminhoneiros poderão realizar, gratuitamente, exames de pressão arterial, avaliação postural, índice de massa corpórea (IMC), receber dicas de exercícios durante as pausas de trabalho, orientação sobre cuidados com a higiene bucal e prevenção de câncer bucal e orientação nutricional com dicas práticas de alimentação saudável.
O espaço conta com estrutura completa de consultório odontológico e salas para atendimento, diagnóstico e tratamento em diversas especialidades da saúde. As atividades da área de saúde e qualidade de vida serão realizadas por alunos da Universidade Metodista dos cursos de biomedicina, fisioterapia, farmácia, psicologia, odontologia e nutrição.
Inaugurado no segundo semestre de 2011 como projeto piloto, o Biovia oferece ao caminhoneiro uma estrutura completa de consultório odontológico e salas para atendimento, diagnóstico e tratamento em diversas especialidades da saúde. A última ação do projeto foi realizada no dia 6 de março e prestou atendimento a 44 caminhoneiros.
Perfil dos caminhoneiros que frequentam o SAI
Dos 688 caminhoneiros atendidos pelo projeto em 2012, 80% estavam com sobrepeso ou obesos; 75% tinham problemas bucais; 35% apresentaram alteração na glicemia e 23%, pressão alta. De acordo com a professora coordenadora do projeto pela Metodista, Meire Cristina Alves de Castro Pauleto, a maioria deles não tem plano de saúde e alega falta de tempo para se cuidar.
“Quando eles param na Área de Descanso, normalmente estão com pressa e pedem para que os procedimentos sejam rápidos, mas quando começam as consultas, percebem a necessidade de encontrar tempo para cuidar da saúde”, diz.
Segundo pesquisa realizada semestralmente pela Ecovias com 300 caminhoneiros, cerca de 40% desses profissionais são autônomos, 30% dirigem 12 horas por dia e 5% chegam a dirigir até mais de 18 horas por dia. Além disso, aproximadamente 5% admitem ingerir bebida alcoólica diariamente e 11% já utilizaram algum tipo de droga ilícita.
Local: Área de Descanso
Endereço: Via Anchieta km 40, em São Bernardo do Campo
Data: 06 de maio
Horário: das 08h às 16h
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade