Cotidiano

‘Caminho da Ilha’ em Cubatão está sem luz e abandonado

Ligação entre Jardim Caraguatá e Jardim Casqueiro, estrada tem buracos e ciclovia com sinalização apagada. Segundo a Prefeitura, a manutenção na estrada será feita em breve

Publicado em 27/08/2015 às 10:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os moradores da Jardim Caraguatá, em Cubatão, estão preocupados com a segurança na principal via de acesso ao bairro: a Estrada Metalúrgico Ricardo Reis, que liga a ilha ao bairro Jardim Casqueiro. A reclamação é por conta da falta de manutenção da pista, da ciclovia e da falta de iluminação em alguns trechos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Até de carro é difícil passar por ali à noite, imagina quem precisa passar de bicicleta ou a pé? Muitos estudantes utilizam a via”, reclama o aposentado Pedro Silva, morador do bairro há seis anos. Esta é a mesma preocupação da diarista Patrícia Santos, moradora do bairro há mais de 30 anos. “Meu filho passa por ali de bicicleta à noite e só sossego quando ele chega. Está muito perigoso. Em uma semana tem luz, dois dias depois não tem mais”, comenta.

A falta de iluminação também atrai marginais. “Muitas pessoas já tiveram o carro roubado embaixo do viaduto. A falta de iluminação contribui para isso”, lamenta o ajudante Antônio Pereira. A Reportagem esteve no local ontem e constatou 12 lâmpadas queimadas no decorrer da estrada. Além disso, averiguou buracos na pista e na ciclovia.

Sobra buracos e falta iluminação na Estrada Metalúrgico Ricardo Reis (Foto: Luiz Torres/DL)

Continua depois da publicidade

Questionada, a Prefeitura de Cubatão explicou, através do secretário de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Pedro Hildebrando, que os reparos na estrada devem começar em breve, dentro do cronograma da Secretaria. “Além dos reparos na via, estão programados serviços de roçagem, poda e pintura da ciclovia. No entanto, a prioridade neste momento são as vias que necessitam de intervenções urgentes, como a Avenida Manoel dos Santos Mesquita, no Vale Verde”, explica. Já a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) garante que a manutenção da ciclovia terá início em setembro.

A Administração explica ainda que a pavimentação das vias públicas da Cidade aguardava uma decisão judicial com relação à licitação 9.081/2013, que foi questionada por uma das empresas participantes e estava suspensa. “Após a autorização da Justiça, em julho, para a continuidade do processo, que definiu a Terracom como a vencedora do contrato de manutenção das vias, a Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos definiu um cronograma dos trabalhos que serão executados”, justifica.

Sobre a falta de iluminação, o secretário municipal de Obras, o engenheiro Antônio Domingos Carneiro, explica que repassa, via e-mail, para a CPFL, as reclamações de munícipes quando há falta de iluminação em determinados pontos. Em caso de emergência com os postes, corte e queda de fios elétricos, é necessário que o munícipe comunique o fato imediatamente à CPFL e à Defesa Civil (telefone 199). Situações como lâmpadas queimadas e iluminação insuficiente, também podem ser informadas à Ouvidoria Municipal, acessível inclusive através do site da Prefeitura — www.cubatao.sp.gov.br.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software