No verão deste ano, as altas temperaturas registradas têm sido fora do esperado / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande ingressou na 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Praia Grande (processo eletrônico nº 1000262-38.2025.5.02.0401) com pedido de liminar de ação civil coletiva em tutela de urgência para que a Administração tome as providências necessárias para prover estrutura adequada aos trabalhadores e cidadãos em função do calor intenso das últimas semanas.
O Sindicato alerta que a falta de climatização nos estabelecimentos de ensino e demais locais de trabalho dos servidores em Praia Grande torna o ambiente insustentável.
Continua depois da publicidade
Os servidores denunciaram o ambiente degradante, com ventiladores quebrados, ar-condicionados inoperantes, bebedouros fora de operação, com resultado lastimável impactando negativamente na qualidade de vida das pessoas.
Há relatos de professores que passaram mal e alunos que precisaram estudar no chão para suportar as altas temperaturas.
Continua depois da publicidade
Segundo a Direção do Sindicato, todas estas reclamações foram elencadas e defendidas no extenso documento de 48 páginas encaminhado para análise na Justiça do Trabalho, com histórico dos problemas e a falta de ações por parte da administração para resolvê-los.
"Não vamos esperar mais nenhum minuto a respeito desta situação deplorável. Ingressamos na Justiça pedindo medidas efetivas no sentido de proteger e garantir a segurança e bem-estar dos servidores e servidoras". E ressalta. "Nossa categoria não vai ser desrespeitada pela negligência da administração", afirma o presidente Adriano Pixoxó.
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), que se solidariza e busca solucionar o mais rápido possível a questão. No que diz respeito a limiNar, até o presente momento, ainda não foi notificada pela Justiça.
Continua depois da publicidade
No verão deste ano, as altas temperaturas registradas têm sido fora do esperado. Entretanto, a Administração tem buscado alternativas para minimizar o impacto.
Pensando no bem-estar de alunos, professores e funcionários, informamos que a Seduc tem feito uma força-tarefa para a instalação de 245 aparelhos de ventiladores. A ação beneficiará diretamente alunos de 45 escolas municipais.
Vale destacar ainda que a climatização das unidades de ensino por meio de aparelho de ar-condicionado é um objetivo da Administração Municipal.
Continua depois da publicidade
Para tanto, novas tendências vêm surgindo para minimizar o impacto que os equipamentos possam acarretar no consumo de energia elétrica.
Sendo assim, com muita cautela, estão sendo conduzidos estudos para viabilizar a implementação, sem que o impacto aos cofres públicos seja significativo.