Cotidiano

Cachoeiras 'escondidas' no litoral podem virar pontos de atividades turísticas

O Diário do Litoral te mostra como visitar o local e aproveitas as opções de lazer

Igor de Paiva

Publicado em 04/04/2025 às 14:08

Atualizado em 04/04/2025 às 14:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Autoridade municipal visitou três cachoeiras / Divulgação

Continua depois da publicidade

Na última terça-feira (1º), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou uma inspeção técnica nas trilhas e quedas-d’água da Área Continental da cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O principal objetivo da expedição foi garantir que as condições de acesso, segurança e preservação ambiental estejam no melhor nível possível para receber, cada vez mais, turistas e moradores interessados em atividades de lazer.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Litoral de São Paulo tem cachoeira com borda infinita e vista única; veja onde

• Vai curtir uma cachoeira no Litoral de SP? Saiba o que é cabeça d'água e previna-se

• Litoral de SP tem praia secreta com cachoeira e mar tranquilo; conheça

A visita foi realizada em três cachoeiras, contando com a participação de representantes da Setur, acompanhados por dois guias locais.

Além de verificar a qualidade da água e a estrutura das trilhas, a equipe analisou aspectos de acessibilidade e identificou pontos que podem ser aprimorados para garantir uma experiência segura e sustentável aos visitantes.

Continua depois da publicidade

Além das belezas naturais, a região abriga vestígios históricos, como um túnel construído na década de 1930, utilizado para transportar frutas, e os vestígios de uma antiga fazenda de café que pertenceu a Frei Gaspar, figura que se destacou por registrar acontecimentos da época em obras sobre a história do Brasil e da Capitania de São Vicente.

Conheça também a praia secreta com cachoeira e mar tranquilo.

Esses elementos reforçam o potencial turístico do local, unindo natureza e história em uma experiência única.

Continua depois da publicidade

Desejo

A Secretária de Turismo, Juliana Santana, ressaltou que transformar o local em um produto turístico exige estrutura e planejamento.

“Nem sempre um atrativo turístico é um produto turístico. Para que ele seja comercializado, precisa ter a infraestrutura mínima necessária e empresas que o operacionalizem. Este é o primeiro passo em direção a um projeto de turismo de base comunitária para que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer nossas belezas naturais, porém de forma qualificada e segura.”

“O turismo ecológico não deve degradar, e sim conservar. As pessoas precisam aprender a aproveitar esses espaços sem prejudicar a natureza e valorizar o patrimônio histórico que temos aqui”, destacou Eduardo Tenório, professor da rede municipal, administrador do Recanto Bem Viver e guia na região.

Continua depois da publicidade

Mais do que a avaliação técnica, a visita também reforçou a necessidade de sensibilização dos visitantes sobre o descarte correto do lixo.

Ítalo Marcos, guia local que mora na região há sete anos e a frequenta há três décadas, reforça essa importância: “Sem água, não há vida. Precisamos manter as cachoeiras limpas, e isso começa com atitudes simples, como levar seu próprio lixo embora.”

A ação faz parte de um esforço maior para consolidar o turismo de base comunitária sustentável na cidade, valorizando não apenas a beleza natural, mas a comunidade do entorno.

Continua depois da publicidade

“Nem sempre um atrativo turístico é um produto turístico. Para que ele seja comercializado, precisa ter a infraestrutura mínima necessária e empresas que o operacionalizem. Este é o primeiro passo em direção a um projeto de turismo de base comunitária para que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer nossas belezas naturais, porém de forma qualificada e segura.”, reforçou a Secretária de Turismo, Juliana Santana.

Como conhecer?

O acesso ao local é gratuito, mas, para quem não conhece a região ou deseja uma experiência guiada, há passeios organizados por guias locais. Uma das opções é o Recanto Bem Viver, que oferece transporte a partir de três pontos de encontro em São Vicente e pacotes de trilhas para diferentes cachoeiras.

Os visitantes também podem aproveitar a estrutura do Recanto, que conta com espaço para churrasco, piscina liberada e camping.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @recantobemviversv ou pelo WhatsApp (13) 99633-5200.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software