Cotidiano

Busto de Zumbi dos Palmares recebe ato de consagração

A cerimônia é semelhante a um batismo e foi realizada na Praça Horácio Lafer, na Enseada, onde reuniu as mais diversas lideranças do segmento

Publicado em 25/11/2014 às 13:44

Compartilhe:

O Dia da Consciência Negra em Guarujá, celebrado no último dia 20, foi especial para o movimento negro da Cidade. Os integrantes do segmento estiveram reunidos na Praça Horácio Lafer, na Enseada, para realizar o ato de consagração ao Busto de Zumbi dos Palmares, que foi instalado no local em 13 de maio deste ano – Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. A cerimônia contou com apresentações de capoeira.

O presidente interino do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Rafael Rodrigues, se sentiu honrado por participar da cerimônia. “O busto comprova que a luta de Zumbi não foi em vão. E aqui numa praia, um lugar nobre, que antigamente era apenas frequentado pela burguesia, mostra que Guarujá melhorou muito. Hoje, também temos uma ação afirmativa com a festa de Iemanjá na praia. Nossa Cidade está ocupando os espaços”, afirmou ele, que é presidente ainda a Associação Cultural Afro Ketu.

O apoio dado pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, foi citado pelo diretor de Políticas Públicas da Secretaria Executiva de Coordenação Governamental, Guilherme Cruz, durante a cerimônia. “Agradeço a prefeita por todo o apoio às iniciativas com a comunidade negra. Em uma Cidade onde 53% da sua população é formada por negros, a chefe do Executivo tem procurado desenvolver muito mais ações. Ela decretou a data de hoje (20) como feriado municipal, como dia de reflexão e de luta, teremos também a instalação do Museu da Casa do Pai Bobó, e a Prefeitura fará ainda um plano de saúde específico do homem e da mulher negra”.

(Foto: Roberto Sander Jr./PMG)

Da mesma forma, o secretário municipal de Cultura, Odair Dias Filho, falou da satisfação em fazer parte de um governo “que teve a coragem de colocar o busto do nosso herói Zumbi dos Palmares,= no centro da burguesia, que fazia daqui o seu quintal. Hoje o negro está devidamente simbolizado pela presença mais expressiva histórica de seu herói”, frisou.

Representando a prefeita no ato, a secretária municipal de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, disse que a chefe do Executivo jamais deixou o segmento da igualdade racial sem um olhar diferenciado. “Ela tem lutado bastante pelas políticas públicas do Município. Vejo aqui pessoas especiais, de muita garra, força, fé e energia. A luta é contínua, mas a vitória é certa”, saudou.

À frente da Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Étnica e Racial da Prefeitura, Rubens Paulo, discorreu sobre sua responsabilidade nesta coordenação. “Quero me colocar inteiramente à disposição de todo o movimento. E dizer ainda que foi a força do negro que ajudou a construir as riquezas deste País, mas que infelizmente teve sua existência negada sendo retirado da África”, falou, emocionado, junto ao busto de Zumbi.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter