Continua depois da publicidade
O Dia da Consciência Negra em Guarujá, celebrado no último dia 20, foi especial para o movimento negro da Cidade. Os integrantes do segmento estiveram reunidos na Praça Horácio Lafer, na Enseada, para realizar o ato de consagração ao Busto de Zumbi dos Palmares, que foi instalado no local em 13 de maio deste ano – Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. A cerimônia contou com apresentações de capoeira.
O presidente interino do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Rafael Rodrigues, se sentiu honrado por participar da cerimônia. “O busto comprova que a luta de Zumbi não foi em vão. E aqui numa praia, um lugar nobre, que antigamente era apenas frequentado pela burguesia, mostra que Guarujá melhorou muito. Hoje, também temos uma ação afirmativa com a festa de Iemanjá na praia. Nossa Cidade está ocupando os espaços”, afirmou ele, que é presidente ainda a Associação Cultural Afro Ketu.
Continua depois da publicidade
O apoio dado pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, foi citado pelo diretor de Políticas Públicas da Secretaria Executiva de Coordenação Governamental, Guilherme Cruz, durante a cerimônia. “Agradeço a prefeita por todo o apoio às iniciativas com a comunidade negra. Em uma Cidade onde 53% da sua população é formada por negros, a chefe do Executivo tem procurado desenvolver muito mais ações. Ela decretou a data de hoje (20) como feriado municipal, como dia de reflexão e de luta, teremos também a instalação do Museu da Casa do Pai Bobó, e a Prefeitura fará ainda um plano de saúde específico do homem e da mulher negra”.
Continua depois da publicidade
Da mesma forma, o secretário municipal de Cultura, Odair Dias Filho, falou da satisfação em fazer parte de um governo “que teve a coragem de colocar o busto do nosso herói Zumbi dos Palmares,= no centro da burguesia, que fazia daqui o seu quintal. Hoje o negro está devidamente simbolizado pela presença mais expressiva histórica de seu herói”, frisou.
Representando a prefeita no ato, a secretária municipal de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, disse que a chefe do Executivo jamais deixou o segmento da igualdade racial sem um olhar diferenciado. “Ela tem lutado bastante pelas políticas públicas do Município. Vejo aqui pessoas especiais, de muita garra, força, fé e energia. A luta é contínua, mas a vitória é certa”, saudou.
À frente da Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Étnica e Racial da Prefeitura, Rubens Paulo, discorreu sobre sua responsabilidade nesta coordenação. “Quero me colocar inteiramente à disposição de todo o movimento. E dizer ainda que foi a força do negro que ajudou a construir as riquezas deste País, mas que infelizmente teve sua existência negada sendo retirado da África”, falou, emocionado, junto ao busto de Zumbi.
Continua depois da publicidade