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A Brasil Terminal Portuário (BTP) inicia, nesta segunda-feira (11), a quinta e última fase de obras do viário, concluindo as atividades do projeto de melhoria nas vias de acesso aos terminais da margem direita do Porto de Santos, na Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como “Retão da Alemoa”. Essa última fase, com previsão de término para a última semana de setembro, irá concluir a reestruturação de trecho nos dois sentidos da avenida, nivelando as pistas com a nova cota (altura) determinada pela Autoridade Portuária, substituindo o pavimento de paralelepípedos por asfalto, além de outras melhorias.
Com um investimento total, pela BTP, em torno de R$ 8,8 milhões, a reforma de cerca de 1 km de extensão da Avenida Perimetral integra um plano mais amplo de obras de infraestrutura no Porto de Santos, conduzido pela autoridade portuária (Codesp), com o objetivo de melhorar o acesso viário local.
“Com as obras desse trecho da Perimetral concluídas, haverá uma melhoria no fluxo de veículos que transitam no local, aumentando as condições de fluidez e segurança no tráfego, uma vez que haverá a implantação de pavimento asfáltico, garantindo um melhor nivelamento do piso, nova iluminação, sistema de drenagem local, além da sinalização semafórica vertical e horizontal das pistas” afirma Cristhiane Vojevodovas, gerente de infraestrutura da BTP.
Visando facilitar a movimentação na região durante essa fase de obras, a BTP sinalizou a área, de acordo com indicações dos estudos realizados, conjuntamente com a CODESP e a Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET).
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Saiba mais sobre o projeto
A reforma, iniciada em setembro de 2013, foi dividida em cinco fases para execução sem interferência no tráfego local, e consiste na reconstrução de aproximadamente um quilômetro de extensão das pistas frontais ao terminal da BTP, incluindo as quatro faixas de rolamento para entrada no Porto de Santos. Uma faixa adicional será acrescida às duas faixas de saída já existentes, no sentido Centro-Via Anchieta, resultando em três faixas. No total, serão sete pistas de entrada e saída.
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Além do incremento de uma pista no sentido Centro-Via Anchieta, outras melhorias serão sentidas pelos motoristas com a conclusão da reforma. Será implantada uma rede de drenagem adequada para escoamento de água das pistas, o pavimento de paralelepípedos será substituído por asfalto em toda a extensão do trecho – o que também diminui o nível de ruído no local, e haverá o nivelamento das pistas da avenida, com a implantação de semáforo atuado (automaticamente adaptável ao volume de tráfego identificado em cada sentido) para conversão, e iluminação no local de acordo com as normas nacionais.
A implantação das obras não impacta no nível de serviço existente na avenida, e se encontra em conformidade com os estudos de capacidade desenvolvidos. Durante todas as fases do projeto, a Guarda Portuária tem sido responsável pela gestão do tráfego no local.