Em 2025, o calendário brasileiro contará com cinco feriados prolongados / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Em 2025, o calendário brasileiro contará com cinco feriados prolongados, popularmente conhecidos como “feriadões”. Essas datas ocorrerão em dias que permitirão emendas aos finais de semana, beneficiando trabalhadores e impulsionando setores como o turismo e o comércio local.
Apenas dois caíram próximos aos finais de semana neste ano, sendo eles o da Paixão de Cristo, em 29 de março, e o dia da Proclamação da República, que ocorrerá dia 15 de novembro.
Continua depois da publicidade
Já o próximo ano (2025) terá feriados nacionais ou pontos facultativos em 9 dos 12 meses, deixando apenas fevereiro, julho e agosto de fora.
Carnaval (3 e 4 de março, segunda-feira e terça-feira, respectivamente);
Quarta-feira de Cinzas (5 de março, quarta-feira );
Sexta-feira Santa (18 de abril, sexta-feira);
Tiradentes (21 de Abril, segunda-feira);
Dia do Trabalhador (1º de maio, quinta-feira);
Corpus Christi (19 de junho, quinta-feira) – ponto facultativo;
Dia da Independência do Brasil (7 de setembro, domingo);
Dia da Consciência Negra (20 de novembro, quinta feira);
Natal (25 de dezembro, quinta-feira)
Continua depois da publicidade
Essa série de feriados prolongados em 2025 representa uma oportunidade não apenas para momentos de descanso e lazer, mas também para fortalecer o turismo e o comércio local. No entanto, especialistas destacam a importância de um planejamento adequado por parte de empresas e órgãos públicos, já que muitos feriados consecutivos podem afetar a produtividade e o funcionamento de serviços essenciais. Com um equilíbrio entre lazer e eficiência, esses períodos podem beneficiar tanto a economia quanto a população.