Cotidiano
Ranking dos países com melhor qualidade vida para viver quando parar de trabalhar foi elaborado considerando fatores como saúde, bem-estar econômico e renda dos benefícios de previdência
Ranking considera considerando fatores como saúde, bem-estar econômico e renda dos benefícios de previdência / Divulgação
Continua depois da publicidade
O ano de 2022 tem sido considerado “um dos piores anos da história recente” para quem sonha com qualidade de vida durante a aposentadoria. Tudo isso por conta da disparada da inflação, com fortes altas nos preços de energia, combustíveis, alimentos e moradia, que corroeu o poder de compra em todo o mundo.
Essa é a principal conclusão do ranking global de aposentadorias elaborado pela Natixix Investment Managers, que considera fatores como saúde, bem-estar econômico, renda dos benefícios de previdência e qualidade de vida em 44 países.
Continua depois da publicidade
O Brasil aparece na 43ª posição, à frente apenas da Índia. Os aposentados brasileiros sofreram principalmente no quesito bem-estar econômico. Mas, quando se considera o peso da população mais velha sobre a economia, o país está em quinto lugar.
Em contrapartida, os melhores locais para se aposentar, segundo o índice, são Noruega, Suíça, Islândia, Irlanda e Austrália. O primeiro país das Américas a aparecer no ranking (veja completo abaixo), o Canadá, ocupa a 15ª posição; entre os latinos, o Chile aparece em 34º.
Continua depois da publicidade
A lista inclui os países desenvolvidos, os membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e os grandes emergentes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).
Em todo o mundo, o envelhecimento é um dos fatores a tornar cada vez mais difícil ter boas condições de aposentadoria, já que pressiona a taxa de dependência - ou seja, o quanto os mais velhos dependem da mão de obra em idade ativa para financiar seus benefícios previdenciários.
O Brasil aparece em primeiro lugar no quesito taxa de juros, que garante uma remuneração maior para a poupança feita para a aposentadoria. Contudo, o país teve a pior nota em relação ao acúmulo de bens materiais. Os países latinos que apareceram na pesquisa estão todos entre os dez piores locais quando o tópico é a quantidade de bens materiais na fase idosa. Entre eles, o Brasil é pior.
Continua depois da publicidade
Veja, abaixo, o ranking global dos melhores países para se aposentar: