Pesquisas apontaram que a diminuição das populações de borboletas estão ligadas às mudanças climáticas, à perda de habitat e ao uso de pesticidas na agricultura / wirestock/freepik
Continua depois da publicidade
Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil ver borboletas? Um estudo publicado na revista Science revelou que, na última década, as populações de borboletas despencaram.
Caso você tenha dado sorte de uma borboleta entrar na sua casa, o Diário do Litoral explicou o que isso pode significar.
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores analisaram 12,6 milhões de registros de borboletas com base em mais de 76 mil pesquisas realizadas em todos os EUA.
Entre os anos de 2000 e 2020, o número total de borboletas caiu 22% entre as 554 espécies contadas.
Continua depois da publicidade
Foram analisados dados de 35 programas de monitoramento nos EUA.
A análise constatou que o número de espécies individuais de borboletas havia despencado.
Um terço de todas as espécies de borboletas existentes nos EUA teve um declínio permanente através dos anos nas últimas duas décadas.
Continua depois da publicidade
Para cada espécie em que se constatou um aumento de indivíduos, 13 outras estão em declínio.
Os declínios ocorreram em todo o país, mas as regiões mais quentes e secas dos EUA foram mais afetadas do que as áreas mais ao norte do país.
Em 10 anos, as populações de borboletas nas regiões centro-oeste, sudoeste e sudeste sofreram uma redução de 21% a 55%.
Continua depois da publicidade
Pesquisas apontaram que a diminuição das populações de borboletas estão ligadas às mudanças climáticas, à perda de habitat e ao uso de pesticidas na agricultura.
A pesquisa mostrou que as rotas de migração e os habitats das borboletas têm sido impactados pelo aumento das temperaturas e os padrões climáticos mais voláteis
A urbanização, as práticas agrícolas e o desmatamento reduziram os habitats das borboletas e as populações de flores, colocando em risco a sobrevivência das borboletas e de outros insetos
Continua depois da publicidade
O aumento do uso de pesticidas, especialmente neonicotinoides, também tem sido associado à queda das populações de insetos polinizadores, incluindo abelhas e borboletas.
Os neonicotinoides são substâncias químicas semelhantes à nicotina que afetam o sistema nervoso dos insetos.
Os esforços de conservação estão se mostrando eficazes para aumentar o número de borboletas em algumas áreas do Reino Unido.
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores estão trabalhando com agricultores e outros proprietários de terras para criar e restaurar o habitat das borboletas.
O método mais eficaz está sendo a criação de mais habitats para que elas vivam e se alimentem.
Com um bom gerenciamento e esforços de conservação, muito pode ser feito em reservas naturais e outras áreas protegidas para reverter a tendência geral de queda no número de borboletas.
Continua depois da publicidade