Continua depois da publicidade
Somente uma das 12 praias da Praia Grande (71 km de SP) estará com boas condições de banho durante o feriado prolongado do Dia de Finados: a do Boqueirão. As outras estão impróprias.
A má qualidade da água para banho não é exclusividade da Praia Grande. Segundo relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 50% das praias da Baixada Santista e do litoral sul estão impróprias para uso.
Das 71 praias localizadas em oito municípios (Bertioga, Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe), 36 estão sem condições de banho.
A pior situação é em Mongaguá, onde todas as sete praias estão impróprias. Quatro das seis praias de São Vicente também estão sujas.
Continua depois da publicidade
Em Santos, somente três das sete praias estão em boas condições. Itanhaém é a cidade com melhor qualidade de água para banho: apenas na do Jardim Suarão o mar está impróprio.Análises Os relatórios Cetesb são feitos de acordo com as densidade de bactérias fecais (existentes nas fezes) que aparecem nas análises feitas em cinco semanas seguidas.
A classificação como imprópria indica comprometimento na qualidade sanitária das águas, e indica aumento no risco de contaminação do banhista.
Continua depois da publicidade
A doença mais comum associada à água poluída é a gastroenterite, que pode resultar em enjoo, vômitos, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre.
A Prefeitura da Praia Grande informou que modernizou o sistema de captação de águas de chuva para melhorar a qualidade das praias. As obras foram concluídas no ano passado, segundo a gestão municipal.
Continua depois da publicidade