Cotidiano

Boqueirão é a única praia boa para banho na Praia Grande

A má qualidade da água para banho não é exclusividade da Praia Grande. Segundo relatório da Cetesb 50% das praias da Baixada Santista e do litoral sul estão impróprias para uso

Publicado em 31/10/2015 às 01:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Somente uma das 12 praias da Praia Grande (71 km de SP) estará com boas condições de banho durante o feriado prolongado do Dia de Finados: a do Boqueirão. As outras estão impróprias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A má qualidade da água para banho não é exclusividade da Praia Grande. Segundo relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 50% das praias da Baixada Santista e do litoral sul estão impróprias para uso.

Das 71 praias localizadas em oito municípios (Bertioga, Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe), 36 estão sem condições de banho.

A pior situação é em Mongaguá, onde todas as sete praias estão impróprias. Quatro das seis praias de São Vicente também estão sujas.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura da Praia Grande informou que modernizou o sistema de captação de águas de chuva (Foto: Edmilson Lelo Prefeitura/Praia Grande)

Em Santos, somente três das sete praias estão em boas condições. Itanhaém é a cidade com melhor qualidade de água para banho: apenas na do Jardim Suarão o mar está impróprio.Análises Os relatórios Cetesb são feitos de acordo com as densidade de bactérias fecais (existentes nas fezes) que aparecem nas análises feitas em cinco semanas seguidas.

A classificação como imprópria indica comprometimento na qualidade sanitária das águas, e indica aumento no risco de contaminação do banhista.

Continua depois da publicidade

A doença mais comum associada à água poluída é a gastroenterite, que pode resultar em enjoo, vômitos, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre.

A Prefeitura da Praia Grande informou que modernizou o sistema de captação de águas de chuva para melhorar a qualidade das praias. As obras foram concluídas no ano passado, segundo a gestão municipal.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software