Continua depois da publicidade
Um bolsista do Ciência sem Fronteiras morreu em um acidente no Arizona, nos Estados Unidos, na sexta-feira, 19. Emanuel Rodrigo Bezerra, de 22 anos, era estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará e havia iniciado o intercâmbio há pouco mais de um mês.
A polícia local ainda investiga as causas do acidente, que ocorreu em uma trilha na Montanha Camelback, nas imediações da cidade de Phoenix. O jovem, segundo a família, foi encontrado ainda vivo pelos colegas de passeio e pelo helicóptero de resgate, mas não resistiu aos efeitos da forte desidratação.
Continua depois da publicidade
Ainda não há informações se ele desmaiou por causa do calor ou por uma queda durante o percurso. A família foi avisada na madrugada desse sábado, 20, e a irmã mais velha de Bezerra está nos Estados Unidos para resolver os problemas burocráticos do traslado do corpo. A Arizona State University, onde Bezerra estudava, e o cônsul honorário brasileiro no Arizona têm auxiliado os parentes da vítima no Ceará e em Phoenix.
A corretora de imóveis Ana Maria Bezerra, mãe do jovem, disse ao Estado que conversou com o filho por uma rede social durante a trilha. "Ele falou que estava com muito calor e que não iria aguentar", disse. "Avisei para ter cuidado, mas aí não recebi mais resposta", lamentou.
Continua depois da publicidade
Perigo. Durante a semana, de acordo com Ana Maria, o universitário chegou a desistir do passeio por causa dos riscos da caminhada. "Se eu soubesse que ele tinha mudado de ideia, tentaria impedir", afirmou. "Aquela região é bastante perigosa e morrem várias pessoas todos os anos, principalmente estrangeiros", acrescentou a mãe, de 49 anos.
A assessoria de imprensa do Itamaraty informou que o consulado de Los Angeles, na Califórnia, recebeu a informação sobre o falecimento de um brasileiro no Arizona. O órgão, entretanto, não informou a identidade do rapaz.
Continua depois da publicidade