Continua depois da publicidade
Em dois anos, o programa Bolsa Família Municipal, criado pela Prefeitura de Cubatão, atendeu 580 famílias com o repasse de R$ 120,00 mensais, além de oferecer cursos profissionalizantes e de geração de renda. “Não se trata apenas de transferência de renda. Mais do que atacar a pobreza, esse programa oferece oportunidade de acesso a serviços públicos, como saúde e educação. A intenção é transformar a vida das pessoas, emancipar o cidadão”, afirmou o secretário de Promoção Social, Genivaldo Linhares Brandão, ao celebrar a data em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (21) na sede da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic).
Diferentemente do programa do Governo Federal, no qual os atendidos sacam o valor em dinheiro, em Cubatão as famílias recebem uma espécie de cartão de débito que deve ser utilizado no comércio local. Atualmente há cerca de 300 estabelecimentos credenciados, a maioria do setor de alimentos e vestuário. Para se candidatar, a família deve apresentar renda per capita de até R$ 70,00.
O benefício é garantido pelo prazo de até 24 meses. Durante esse período, assistentes sociais realizam várias ações para que as famílias conquistem autonomia financeira. Assim que conseguem mudar de vida, deixam o programa, abrindo oportunidade para outras famílias.
A prefeita Marcia Rosa destacou que Cubatão é o primeiro município brasileiro a implantar o Bolsa Família Municipal. “Há quem critique. No entanto, temos muitas famílias que residem em palafitas, que têm filhos para educar. É para esse povo carente que nós governamos”, afirmou.
Continua depois da publicidade