Continua depois da publicidade
As blitze do Programa Direção Segura, que realiza a fiscalização da Lei Seca, serão expandidas com o reforço de 28 viaturas que foram entregues ontem. Com a ampliação, a estimativa é de que as operações cheguem, até o final do ano, a 70 cidades no Estado. O total será o dobro do ano passado.
“A entrega dessas viaturas proporciona a ação integrada de todos os órgãos nesse programa de fiscalização. Ao lado das ações de educação — que visam a prevenção —, nós temos que aprimorar as atividades fiscalizatórias”, afirmou o secretário de segurança Fernando Grella Vieira.
As polícias Militar, Civil e Técnico-Científica e o Detran-SP receberam, cada um, sete furgões. As novas viaturas foram distribuídas para as sete regiões do Estado com mais incidência de acidentes de trânsito, incluindo a Baixada Santista. Foram investidos R$ 5 milhões na compra dos veículos.
Continua depois da publicidade
As blitze vão acontecer em 18 municípios durante a Semana Nacional de Trânsito, até o dia 25. As ações vão fiscalizar o cumprimento da Lei Seca (12.760/12) por parte dos motoristas, conscientizá-los quanto ao perigo da combinação de álcool, drogas e direção, além de reduzir acidentes de trânsito.
O Estado investiu outros R$ 6 milhões na aquisição de mais de 500 novos itens necessários à fiscalização, como impressoras, computadores, geradores de energia, sinalização e etilômetros (popularmente conhecidos por bafômetros), entre outras ações educativas.
Continua depois da publicidade