Cotidiano

Bill Gates prevê substituição de médicos e professores por IA em 10 anos

Ele aponta que IA pode solucionar problemas como a escassez de médicos, mas também levanta questões sobre o futuro do emprego

Luana Fernandes

Publicado em 29/03/2025 às 10:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Bill Gates falou sobre a relação futura entre humanos e a Inteligência Artificial / Reprodução/YouTube

Continua depois da publicidade

O avanço da inteligência artificial (IA) promete transformar diversas áreas, e, segundo Bill Gates, essa revolução impactará diretamente profissões como medicina e educação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, da NBC, o ex-CEO da Microsoft afirmou que a IA terá capacidade de oferecer conhecimento equivalente ao de médicos e professores dentro da próxima década.

Continua depois da publicidade

"Com a inteligência artificial, na próxima década, isso [inteligência de um grande médico ou um grande professor] se tornará gratuito, algo comum, entende? Ótimos conselhos médicos, excelentes aulas particulares [ficarão disponíveis pela IA]", afirmou Gates.

O bilionário destacou tanto os benefícios quanto os desafios que essa transformação trará para o mercado de trabalho. Segundo ele, a IA pode ser a solução para problemas como a escassez de médicos e profissionais de saúde mental, mas também levanta questões sobre o futuro do emprego.

Continua depois da publicidade

"Isso resolve muitos problemas específicos, como a falta de médicos ou de profissionais de saúde mental, mas também traz muitas mudanças. Como serão os empregos? Devemos trabalhar apenas dois ou três dias por semana?", questionou.

Ao ser indagado por Fallon sobre se os humanos ainda serão necessários no futuro, Gates respondeu: "Não para a maioria das coisas".

No entanto, ele ressaltou que algumas atividades permanecerão essencialmente humanas. "Nós vamos decidir. Baseball [por exemplo], nós não vamos querer assistir computadores jogando baseball. Então, haverá algumas coisas que nós vamos reservar para nós mesmos fazermos. Mas falando sobre fazer coisas, mover coisas e cozinhar comida, com o tempo, esses serão problemas basicamente resolvidos", concluiu.

Continua depois da publicidade

A previsão de Gates reforça a crescente influência da IA em diversas esferas da sociedade e levanta debates sobre o futuro do trabalho, a acessibilidade ao conhecimento e a redefinição do papel humano na era da automação.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software