Cotidiano

Bili anuncia retorno das regionais no próximo ano

Cidade contará com 12 unidades de apoio à limpeza urbana; novos secretários assumem

Publicado em 23/12/2014 às 10:36

Compartilhe:

São Vicente voltará a ter o apoio das regionais em 2015. Em visita ao Diário do Litoral, ontem, o prefeito, Luis Cláudio Bili (PP) anunciou o retorno dos núcleos. Serão 12 unidades de apoio divididas entre as áreas Insular e Continental. A iniciativa será uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Codesavi).

“Antigamente existiam 30 regionais. Agora serão 12 unidades de apoio voltadas à limpeza urbana”, afirmou Bili. O prefeito informou que os serviços serão executados por trabalhadores da Codesavi. “Não serão necessárias novas contratações. Os trabalhadores que já existem na Codesavi vão atuar nesses locais”.

Bili também anunciou o nome do novo secretário da Semurb. José Cosmo de Jesus, atual subprefeito da Área Continental, assumirá a pasta, que até então estava sob o comando do próprio prefeito. Em seu lugar entra Reginaldo Ferreira de Santana. “O Régis é morador do Jardim Rio Branco e já era diretor. Consolidar as unidades de apoio junto com a Codesavi será um dos desafios de Cosmo”, destacou. Os dois foram apresentados ontem durante cerimônia no Paço Municipal.

O prefeito reconheceu a deficiência na manutenção urbana e pediu a colaboração dos munícipes. “Precisamos da contribuição do cidadão. A cidade de Santos recolhe 100 toneladas de entulho por dia. São Vicente, que tem quase 100 mil habitantes a menos, recolhe 130 toneladas dia. Ou seja, recolhemos 30 toneladas a mais. A gente tem dificuldade de fiscalizar e precisamos melhorar isso para o próximo ano”.

O chefe do Executivo vicentino também anunciou a entrada de Fernando Gomes na Secretaria de Relações Institucionais. “O cargo já existia, mas estava vago. Com isso encerramos as modificações previstas para esse ano”, disse Bili. Recentemente o advogado Felipe Chiarello assumiu o lugar da professora Creuza Calçada à frente da Secretaria da Educação, e o jornalista Antonio Fidalgo substituiu o jornalista Wanderley Camargo no comando da Secretaria de Comunicação.

Secretaria de Mobilidade Urbana e Codesavi estarão à frente das unidades (Foto: Matheus Tagé/DL)

Avaliação

Durante a visita ao DL, o prefeito revelou estar otimista para o próximo ano. “A avaliação de 2014 é positiva. A Cidade teve avanços importantes e, em 2015, muitas obras de mobilidade urbana serão entregues. Eu, gestor, tenho obrigação que a máquina funcione. Não é fácil. Herdamos R$ 1 bilhão de dívidas. Entregaram uma granada na mão com o pino fechado. É um desafio constante”, disse.

Questionado sobre as investigações da Polícia Federal (PF) na Codesavi, Bili disse que o processo é de 2011. “O inquérito corre em segredo de Justiça e envolve um policial federal. Ele tem relação em várias cidades da região e foram na Codesavi para saber se tinha alguma coisa que ligava ele à companhia”.

Câmara
 

O prefeito também comentou sua relação com a Câmara Municipal que, segundo ele, é cordial. “Fui parlamentar 20 anos e nunca gostei, quando vereador, que o Executivo se envolvesse nas questões do Legislativo. Eu tive esse comportamento. Apesar de mantermos a harmonia é um poder independente. Preciso ter aliados e não alienados”, disse.

O chefe do Executivo ressaltou a importância da oposição. “É saudável para qualquer administrador público governar com oposição, principalmente quando é oposição inteligente”.

A relação com o vice-governador eleito, o deputado federal Márcio França (PSB), foi destacada com uma analogia. “Lembro que o jogador Marcelinho Carioca estava em crise em seu time e um jornalista falou que o Corinthians é muito maior que o Marcelinho e a diretoria. As necessidades de São Vicente são maiores do que o prefeito Bili e o vice-governador eleitos. Precisamos estar juntos e unidos por uma Cidade melhor”.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Confira 5 hotéis para ter uma bela experiência no Réveillon em Santos, no litoral de SP

Para aqueles que buscam uma experiência inesquecível nessa época, o Diário do Litoral preparou uma seleção de cinco hotéis

Diário Mais

Humanidade está a 29 minutos do apocalipse da IA, mostra Relógio do Juízo Final

O professor destaca três fatores que o relógio monitora: a sofisticação crescente das tecnologias de IA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter