Cotidiano

Bike Santos terá passe livre no Dia Mundial da Saúde, na próxima segunda (7)

Durante todo o dia, os usuários poderão retirar bicicletas sem custo em qualquer uma das 43 estações espalhadas pela cidade

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 04/04/2025 às 17:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Usuários poderão retirar bicicletas sem custo em qualquer uma das 43 estações espalhadas pela cidade / PMS/Divulgação

Continua depois da publicidade

Para incentivar a atividade física e promover a mobilidade urbana sustentável, o programa Bike Santos disponibilizará bicicletas compartilhadas gratuitamente na próxima segunda-feira, 7 de abril, em celebração ao Dia Mundial da Saúde. A iniciativa busca reforçar a importância do exercício físico para o bem-estar e qualidade de vida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante todo o dia, os usuários poderão retirar bicicletas sem custo em qualquer uma das 43 estações espalhadas por Santos, sendo 39 destinadas ao público adulto e quatro para crianças. O sistema opera com viagens de até 45 minutos, respeitando um intervalo de 15 minutos entre cada utilização.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Bike tour e passeio guiado são opções acessíveis para conhecer São Paulo

• Bike Santos sofrerá reajuste nas tarifas em março; veja detalhes

• Sabia que existem regras para descer a serra de bicicleta? Confira quais são

Esta é uma boa oportunidade de utilizar o serviço, principalmente para quem nunca teve a oportunidade de dar um passeio com a bicicleta pública. Em março, a tarifa do Bike Santos sofreu reajuste no valor.

Impacto na mobilidade e saúde

Desde sua implantação, em 2012, o Bike Santos já contabiliza mais de 5 milhões de viagens, consolidando-se como uma alternativa prática e ecológica de deslocamento. Somente nos três primeiros meses de 2025, foram registradas mais de 117 mil utilizações do sistema.

Continua depois da publicidade

"Queremos lembrar que pequenos hábitos, como optar pela bicicleta para um passeio ou deslocamento, fazem diferença na saúde física e mental. Pedalar melhora a circulação, ajuda no condicionamento físico e reduz o estresse", destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, empresa responsável pelo sistema.

As estações mais movimentadas do Bike Santos estão em pontos estratégicos da cidade, como a Estação 12, no Gonzaga, a Estação 1, no Novo Quebra Mar (José Menino) e a Estação 6, na Fonte do Sapo (Aparecida). 

No Litoral de São Paulo, além da orla de Santos, há muitos pontos turísticos perfeitos para pedalar e conhecer a região. A ciclovia da praia santsta está no topo da lista.

Continua depois da publicidade

Como participar?

Para acessar o serviço, basta baixar o aplicativo Bike Santos, disponível na Play Store e App Store. O cadastro requer o registro de um cartão de crédito, mas nenhuma cobrança será realizada pelo uso no dia 7.

Regras de utilização:

  • O serviço está disponível diariamente das 6h às 23h para retirada, e 24h por dia para devolução.
  • Caso a bicicleta apresente defeito, pode ser devolvida e substituída sem custo em até 5 minutos.
  • Viagens que ultrapassarem 45 minutos seguidos terão cobrança adicional de R$ 7,31 por período excedente.
  • Para devolução, basta encaixar a bike em qualquer estação e verificar o travamento.

Caso a estação esteja lotada, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Usuário pelo telefone 4003-4708.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software