Cotidiano

Bicicletas na mira da Operação Verão 2015 em São Vicente

Fiscalização será intensificada devido ao número de ocorrências na orla. A partir do próximo dia 23, a ciclofaixa da Rua Onze de Junho será desativada; ciclovia da Linha Amarela reabre

Publicado em 17/12/2014 às 11:19

Compartilhe:

Dados da Polícia Militar apontam que 80% dos roubos registrados na orla da praia de São Vicente são efetuados por indíviduos em bicicletas. Por isso, a partir do próximo dia 26, quando terá início a Operação Verão 2015, na Cidade, a fiscalização desse meio de transporte será intensificada. Essa e outras medidas devem ser adotadas durante o período da ação, que contará ainda com o reforço de 245 policiais militares até o dia 18 de fevereiro.

“As operações de fiscalização em torno das bicicletas serão realizadas, uma vez que se trata de um meio empregado por ladrões para cometer delitos. A apreensão da bicicleta vai ocorrer se o indivíduo estiver infringindo a lei, como transitar na faixa de areia e na calçada, por exemplo, e vão seguir as determinações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, disse o coordenador da Operação Verão em São Vicente, capitão PM Costev. Segundo ele, de 70% a 85% das ocorrências desse tipo envolvem menores de idade.

A partir do próximo dia 23, a ciclofaixa da Rua Onze de Junho será desativada. “Ela voltará para o lugar de origem, ao lado do VLT, na Linha Amarela”, disse o secretário de Transportes de São Vicente, Raimundo Oliveira. A pasta atuará em conjunto com a PM e a GCM na fiscalização de flanelinhas, veículos na faixa de areia, controle de tráfego, poluição sonora, e na realização da operação Direção Segura, que visa coibir motoristas alcoolizados.

Cidade receberá 245 policiais militares  (Foto: Luiz Torres/DL)

Reforço

A Operação Verão contará também com novos veículos. “Além do aumento do efetivo teremos mais viaturas e bicicletas. Na praia, carros elétricos — parecidos com aqueles utilizados nos campos de golfe — ajudarão no policiamento e fiscalização”, afirmou o capitão.

Costev destacou o início da Operação Radar, uma parceria do Governo do Estado com a Secretaria de Transportes de São Vicente. Equipamentos instalados nos radares existentes na Cidade permitirão a identificação de veículos roubados ou furtados.  “Independente de ultrapassar o sinal vermelho ou exceder a velocidade, as informações das placas serão enviadas para uma central, que vai verificar as condições do veículo, e encaminhar o alerta para os tablets existentes nas viaturas. A operação leva em torno de 3 a 5 segundos”.

Na Região, apenas Santos e São Vicente contarão com o sistema, que está em processo de licitação e deverá permanecer após o encerramento da Operação Verão.

Uma Central Móvel de Monitoramento, que está na Cidade desde o mês passado, auxiliará no patrulhamento de toda a Cidade. A unidade funciona durante 24 horas e é equipada com sete câmeras, uma delas em um mastro com 20 metros de altura, com alcance de 1.200 metros. Ela será operada por policiais militares e guardas civis municipais.

O comandante da GCM, Guimarães, informou que todas as folgas e férias serão suspensas durante a operação, que terá o apoio de 40 guardas municipais. “Precisamos unir esforços para garantir a tranquilidade nesta temporada. O pelotão do canil da Guarda Municipal também estará completo para realizar operações de busca e apreensões de entorpecentes”. 

O prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili (PP), destacou a parceria com a Polícia Militar. “Estamos recebendo a operação de braços abertos. A operação que terminou no início do ano foi muito boa. Estamos confiantes de que teremos um verão tranquilo na Cidade”. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Será que dará Oscar? Com Saoirse Ronan, drama 'Blitz' ganha trailer; confira

Produção é dirigida por Sir Steve McQueen, de '12 Anos de Escravidão'

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3199, nesta quinta (19)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter