Continua depois da publicidade
Dados da Polícia Militar apontam que 80% dos roubos registrados na orla da praia de São Vicente são efetuados por indíviduos em bicicletas. Por isso, a partir do próximo dia 26, quando terá início a Operação Verão 2015, na Cidade, a fiscalização desse meio de transporte será intensificada. Essa e outras medidas devem ser adotadas durante o período da ação, que contará ainda com o reforço de 245 policiais militares até o dia 18 de fevereiro.
“As operações de fiscalização em torno das bicicletas serão realizadas, uma vez que se trata de um meio empregado por ladrões para cometer delitos. A apreensão da bicicleta vai ocorrer se o indivíduo estiver infringindo a lei, como transitar na faixa de areia e na calçada, por exemplo, e vão seguir as determinações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, disse o coordenador da Operação Verão em São Vicente, capitão PM Costev. Segundo ele, de 70% a 85% das ocorrências desse tipo envolvem menores de idade.
A partir do próximo dia 23, a ciclofaixa da Rua Onze de Junho será desativada. “Ela voltará para o lugar de origem, ao lado do VLT, na Linha Amarela”, disse o secretário de Transportes de São Vicente, Raimundo Oliveira. A pasta atuará em conjunto com a PM e a GCM na fiscalização de flanelinhas, veículos na faixa de areia, controle de tráfego, poluição sonora, e na realização da operação Direção Segura, que visa coibir motoristas alcoolizados.
Continua depois da publicidade
Reforço
A Operação Verão contará também com novos veículos. “Além do aumento do efetivo teremos mais viaturas e bicicletas. Na praia, carros elétricos — parecidos com aqueles utilizados nos campos de golfe — ajudarão no policiamento e fiscalização”, afirmou o capitão.
Costev destacou o início da Operação Radar, uma parceria do Governo do Estado com a Secretaria de Transportes de São Vicente. Equipamentos instalados nos radares existentes na Cidade permitirão a identificação de veículos roubados ou furtados. “Independente de ultrapassar o sinal vermelho ou exceder a velocidade, as informações das placas serão enviadas para uma central, que vai verificar as condições do veículo, e encaminhar o alerta para os tablets existentes nas viaturas. A operação leva em torno de 3 a 5 segundos”.
Continua depois da publicidade
Na Região, apenas Santos e São Vicente contarão com o sistema, que está em processo de licitação e deverá permanecer após o encerramento da Operação Verão.
Uma Central Móvel de Monitoramento, que está na Cidade desde o mês passado, auxiliará no patrulhamento de toda a Cidade. A unidade funciona durante 24 horas e é equipada com sete câmeras, uma delas em um mastro com 20 metros de altura, com alcance de 1.200 metros. Ela será operada por policiais militares e guardas civis municipais.
O comandante da GCM, Guimarães, informou que todas as folgas e férias serão suspensas durante a operação, que terá o apoio de 40 guardas municipais. “Precisamos unir esforços para garantir a tranquilidade nesta temporada. O pelotão do canil da Guarda Municipal também estará completo para realizar operações de busca e apreensões de entorpecentes”.
Continua depois da publicidade
O prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili (PP), destacou a parceria com a Polícia Militar. “Estamos recebendo a operação de braços abertos. A operação que terminou no início do ano foi muito boa. Estamos confiantes de que teremos um verão tranquilo na Cidade”.
Continua depois da publicidade