Continua depois da publicidade
Bertioga, uma das cidades mais procuradas durante o verão, está se preparando para receber os turistas na temporada. O Município vai receber cerca de 240 homens, para reforçar o policiamento, entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Combate a Incêndio, Guarda-vidas e policias Rodoviária e Civil. O reforço virá da Capital e do Interior Paulista.
A ação faz parte da parceria firmada com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Governo do Estado de São Paulo, em 2009, que favorecerá o aumento necessário no efetivo das corporações que atuam na Cidade.
De acordo com o diretor da Defesa Civil (DC), Plínio Aguiar, e um dos coordenadores da Operação Verão, o efetivo começa a chegar no próximo dia 15, e permanecerá na Cidade, até o término do Carnaval, no dia 10 de março. O contingente do reforço policial ficará hospedado nas instalações do prédio público municipal da antiga Prodesan, no Jardim Indaiá.
“Estamos engajados e nos preparando para levar segurança à população e aos turistas. Para isso, serão investidos, aproximadamente R$ 700 mil reais. Nessa época do ano, o Município tem aumento significativo da população flutuante e circulante, por isso, temos que estar preparados”, disse.
Continua depois da publicidade
GCM
Outros 12 guarda-vidas temporários serão oferecidos pela Prefeitura de Bertioga, ampliando as ações dessa instituição. Também a Guarda Civil Municipal (GCM) estará atuando com reforço de pessoal pois, além dos 92 membros efetivos, a corporação contará com reforço de 30 GCMs temporários.
A GCM contará ainda com a ampliação no número de viaturas, além de desenvolver o monitoramento por meio de motocicletas e bikes, colaborando com a segurança oferecida na orla, equipamentos públicos, vias, entre outros locais.
Continua depois da publicidade
PPDC
A Operação Verão 2012/2013 em Bertioga também estará focada atentamente para o aumento de fortes chuvas, que nessa época do ano acontece com certa frequência, por períodos curtos, porém, com grande volume, fato que pode proporcionar transtornos às comunidades.
Pensando nisso, a Defesa Civil do Município, composta por 13 integrantes diretos, já se estruturou participando de cursos de capacitação, para realização do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para prestar os mais diversos serviços à população, com uma equipe atuante, devidamente treinada e habilitada para socorrer as comunidades em situações adversas, sejam elas provocadas pelo homem ou em decorrência de eventos naturais.
A instituição conta com equipamentos como, duas embarcações (pequeno e médio porte), gerador de energia, pluviômetro digital (equipamento para medir o volume de chuvas), motosserras, gancho para remover árvores, guincho com capacidade para remover 2,3 toneladas, duas viaturas adequadas à prestação de socorro, além de outros equipamentos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade