Continua depois da publicidade
Os índices de criminalidade em Bertioga são os menores da Região, conforme apontam dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Por isso, a Prefeitura de Bertioga vem adotando medidas para garantir a manutenção desses baixos índices e aumentar a sensação de segurança da população.
A política da administração é atuar em apoio à Polícia Militar, fazendo com que cada vez mais a segurança seja intensificada por parte do Município, conforme preconiza a Constituição Federal, como forma de cidadania.
A primeira medida adotada foi a criação da Secretaria de Segurança e Cidadania, no início deste ano. A partir daí, várias medidas que resultam em segurança foram adotadas, como a realização periódica de forças-tarefas que contam com apoio das secretarias de Saúde e a Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, e da Guarda Civil Municipal.
Uma delas visa diminuir a incidência de moradores de rua na Cidade. Eles são abordados e encaminhados para o Albergue Municipal. A documentação é verificada, bem como a sua procedência, e eles são recambiados para suas cidades de origem.
Continua depois da publicidade
Outra força-tarefa realizada por iniciativa da Secretaria de Segurança visa eliminar o consumo de crack nas ruas. Os usuários recebem atendimento médico, a Polícia Militar faz um levantamento da vida pregressa dessa parcela da população e os que não apresentarem passagem pela polícia são encaminhados ao Albergue Municipal.
A Secretaria de Segurança também está disciplinando a atividade de guardador de carros na Cidade. Os interessados em atuar como “flanelinha” devem procurar a Secretaria para realizar o cadastramento, indicando nome, endereço entre outros dados, além de apresentar atestado de bons antecedentes.
Continua depois da publicidade
Com a criação da Secretaria de Segurança, também foram implantadas a Corregedoria e a Seção de Justiça e Disciplina da Guarda Civil Municipal. A primeira medida foi a realização do curso de qualificação dos guardas para promover uma reciclagem e iniciar o treinamento que possibilitará o armamento da corporação.
Com o armamento, os Guardas poderão prestar apoio à Polícia Militar em caso de ocorrências, mesmo não atuando de forma ostensiva repressiva. A presença do GCM armado poderá inibir a ação do bandido, desmotivando a prática do crime e, consequentemente, aumentando a sensação de segurança na comunidade.
Continua depois da publicidade