Cotidiano

Bertioga conquista mais uma certificação

Cidade é a 37ª do estado de São Paulo com mais ações voltadas ao meio ambiente.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/12/2012 às 17:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Município de Bertioga é a 37ª melhor gestão ambiental do Estado de São Paulo, e conquistou pelo quarto ano consecutivo, a certificação Município Verde Azul. A Cidade também recebeu o Prêmio Franco Montoro por ser a primeira da Região Metropolitana da Baixada Santista em sua bacia hidrográfica.

O ranking foi divulgado no início da tarde de terça-feira (19), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em cerimônia presidida pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas.

 Bertioga foi representada pelo secretário interino de Meio Ambiente, José Marcelo Ferreira Marques e pelo Gestor de Projetos da Secretaria de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Nelson Portero.

De todas as cidades do litoral paulista, que estavam na disputa do prêmio, Bertioga foi a que mais se destacou com a nota 89,79 (37ª colocação), seguida por Santos com 83,01 (101ª) e Ubatuba com nota 81,32 (115ª classificação).

Durante a cerimônia, o governador Alckmin ressaltou que o Estado de São Paulo é forte porque os seus municípios são fortes. “No mundo moderno, os governos locais são os governos que mais crescem, porque estão mais próximos da população, e a certificação é uma forma de incentivar os municípios a melhorarem as suas metas de desempenho na área ambiental”, afirmou.

O certificado Município Verde Azul garante à Administração Municipal prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Em 2011, os 50 mais bem colocados receberam recursos para compra de equipamentos. Neste ano de 2012, Bertioga está entre os melhores colocados.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em 10 diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidades sustentáveis, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Foram 134 municípios premiados pelo seu comprometimento ambiental. (Foto: Divulgação)
Esta é a quarta vez consecutiva que Bertioga conquista o prêmio. De 2011 para 2012, a nota da cidade pulou de 86,96 para 89,79, garantindo a reconquista da certificação; com a 37ª colocação. Para o secretário interino José Marcelo, a política ambiental do Município muda a cada ano com novas ações o que vem garantindo as sucessões de prêmios.

“Tudo isso é fruto de muito trabalho e do empenho e dedicação de toda uma equipe que têm trabalhado ano a ano pelas questões ambientais em Bertioga”, comemora o secretário que, na oportunidade, representava o prefeito Mauro Orlandini.

Ao saber da conquista do prêmio pela quarta vez consecutiva, Orlandini, parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que trabalhou com afinco para manter a certificação. “O prêmio é motivo de orgulho para todos nós. Esse resultado é prova de um processo de mudanças de atitudes, que foi enraizado no Município e que está fortalecido e preparado para lidar com as questões ambientais”, comemorou.

Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas e, em 2012 este número reduziu para 134. O objetivo do programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.







 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software