Cotidiano

'Bênção do Giz' deixa casa intacta durante incêndio em Los Angeles? Entenda

História está sendo compartilhada nas redes sociais, ainda mais pela atitude do proprietário

Gabriel Fernandes, com informações da Folha de S. Paulo

Publicado em 13/01/2025 às 22:44

Atualizado em 16/01/2025 às 16:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Casa permaneceu intacta, mas na Austrália e não nos EUA / Reprodução/Redes Sociais

Continua depois da publicidade

Os incêndios em Los Angeles destruíram diversas casas e mansões, mas está circulando pela internet que de forma surpreendente, uma destas não teria sido afetada pelas chamas por conta da Bênção do Giz. A casa em questão estaria localizada em Altadena, Califórnia, um dos locais mais afetados pelo fogo. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo conta a história, a casa pertenceria a uma família católica e permaneceu intacta, mesmo com as chamas atingindo todas as residências ao seu redor.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Incêndio atinge popular casa noturna no Litoral de SP; veja detalhes

• Vila dos Pescadores é atingida por novo incêndio; veja

Ainda segundo a teoria, o proprietário do local, seria um produtor de cinema de Hollywood, acredita que o milagre aconteceu por conta dele ter jogado Água Benta e feito a realização da Benção do Giz.

As imagens que circulam na internet, entretanto, são de um incêndio na Austrália, e não em Los Angeles. A história, portanto é FALSA.

Continua depois da publicidade

Incêndio na Austrália

Na história real, a imagem de uma casa que aparece intacta em meio ao cenário de destruição causado pelos incêndios no Havaí viralizou em 2023. O imóvel de madeira de 100 anos foi o único daquela área que resistiu ao fogo, enquanto seu entorno foi reduzido a cinzas.

Trip Millikin e sua esposa, Dora, donos da casa, souberam que o incêndio havia se alastrado por toda a vizinhança e que provavelmente a casa deles também iria pegar fogo.

Mas, na manhã seguinte, imagens aéreas mostraram que o imóvel estava intacto. "Começamos a chorar", disse ele ao Honolulu Civil Beat. "Me senti culpado. Ainda nos sentimos culpados."

Continua depois da publicidade

O casal disse não saber exatamente o que salvou sua casa do incêndio. Há dois anos, eles compraram a propriedade centenária que serviu de escritório para funcionários de uma plantação de cana-de-açúcar.

Millikin e sua esposa disseram que a casa estava em mau estado, então eles tentaram restaurá-la. E acreditam que pode ter sido essas reformas que salvaram a casa.

Eles trocaram as telhas asfálticas por outras de metal, cercaram a casa com pedras e removeram a folhagem ao redor.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software