Continua depois da publicidade
A nova diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) foi homologada, na manhã de ontem, pelo Conselho de Administração Portuária (Consad), na sede da Codesp. Nomeados pelo ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, tomaram posse de seus cargos o engenheiro naval José Di Bella Filho (diretor-presidente), o engenheiro civil Paulino Moreira da Silva Vicente (diretor de Infra-estrutura e Serviços), o administrador de empresas Alencar Costa (diretor de Administração e Finanças)e Carlos Helmut Kopittike (diretor Comercial e de Desenvolvimento). O novo elenco formado por profissionais especializados nas pastas que ocuparão foram apresentados à imprensa, em entrevista coletiva, pelo chefe de gabinete de Brito, Augusto Vagner.
Bella Filho, que atuava como superintendente de Logística e Portos do Grupo Companhia Siderúrgica do Pará (COSIPAR), declarou que a curto prazo tomará ciência de todas as questões pendentes como a dragagem que aguarda licenciamento ambiental, a adequação às normas do ISPS-CODE cujo prazo vence no dia 30 deste mês, as obras da via perimetral, o equacionamento do passivo da Codesp e a segurança para os trabalhadores portuários, para enfim começar a administrar de fato a companhia do maior porto da América Latina, em extensão.
“É uma grande honra presidir o porto de Santos. Uma empresa tão importante, tão significativa para a economia nacional, para o porto de Santos e para as cidades vizinhas São Vicente e Cubatão. O que inicia-se hoje é um processo de transição onde assumo uma nova diretoria que vai se inteirar dos problemas do porto e das soluções e assim trazer os resultados esperados por todos”, declarou Bella Filho.
O novo diretor-presidente afirmou ainda que sua equipe foi escolhida pela qualidade técnica de cada um, conforme determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva para todos os portos brasileiros. José Carlos Mello Rego deixa a presidência depois de cerca de cinco anos de gestão. “O porto ainda vai crescer muito. Com a criação da Secretaria (Portos) teremos agilidade no processo, velocidade de ação que é o que a Codesp precisa. A decisão precisa ser tomada rápida porque o crescimento de mercado é vertiginoso, competitivo”, disse em seu discurso.
Demais cargos
Quantos aos demais cargos de superintendentes ou cargos de confiança, Bella Filho afirmou que “serão analisados um a um pela continuidade ou não durante o período de transição”.
Brito
O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Pedro Brito, vem à Santos, na próxima quarta-feira, para se reunir com a nova diretoria. Ontem, o ministro se encontrava em Salvador (BA, onde participou de um seminário internacional.
Ex-diretores
Arnaldo de Oliveira Barreto deixa a diretoria de Infra-estrutura e Serviços, Fabrizio Pierdomênico, a diretoria Comercial, e Mauro Marques, Administração e Finanças. Marques foi o único que não compareceu à reunião de homologação da nova diretoria.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade